Veja 5 benefícios da impressão 3D para medicina
09/07/2017

Veja 5 benefícios da impressão 3D para medicina

Veja 5 benefícios da impressão 3D para medicina

A tridimensionalidade já é uma realidade na vida de quase todos os indivíduos nos dias atuais.

É difícil de imaginar, e você pode se perguntar, “mas como isso é possível? ”, mas atualmente, é praticamente impossível de imaginar algumas atividades sendo realizadas sem o uso de aparelhos e técnicas 3D.

Conheça 5 benefícios da impressão 3D para a medicina atualmente:

1 – Impressoras 3D na identificação de tumores

Graças à tecnologia que as impressoras 3D Stratasys possibilitam aos usuários, cirurgiões do Hospital Universitário (CHU), localizado na França, conseguiram identificar tumores renais por meio de modelos 3D impressos.

Graças a utilização do material transparente “VeroClear” utilizada na impressora Stratasys Objet500 Connex 3, os médicos conseguem ter uma visão mais aprofundada do órgão em questão.

No caso do rim dos pacientes o material transparente “VeroClear” permite os médicos a verem o interior do RIM e saber identificar a profundidade e onde o tumor reside.

Também graças a esse material, conseguem identificar as artérias e as cavidades que coletam urina, podendo perceber se alguma artéria está tocando o tumor.

2- Impressoras 3D imprimindo próteses

Um dos casos mais impressionantes é o de um paciente da Espanha, que recebeu a primeira prótese de costelas feita em impressora 3D. O caso foi revelado pelo Hospital Universitário de Salamanca. Um senhor de 54 anos foi diagnosticado com sarcoma – um tipo de câncer que afeta tecidos e ossos específicos.

No caso desse paciente espanhol, o tumor atingiu a caixa torácica e ele teve que ser submetido a uma cirurgia para a remoção dos ossos afetados, no caso parte das costelas do lado direito.

Com a ajuda dos médicos e da tecnologia da impressão 3D ele passou a ter uma opção para obter de volta a qualidade de vida, uma prótese 3D feita exclusivamente para a sua estrutura óssea.

3- Impressoras 3D criando músculos e tecidos humanos

Os cientistas da Universidade de Wake Foreste não são os únicos a estudar a bioimpressão. Uma Startup localizada na Philadelphia, a BioBots, gastou U$10,000 para a compra de uma impressora 3D que prometia imprimir tecidos humanos – inclusive, Atala faz parte da equipe de divisão de pesquisas científicas da startup. Na Espanha, médicos cirurgiões conseguiram com sucesso transplantar em um paciente, uma caixa torácica de titânio impressa pela tecnologia da manufatura aditiva.

O próximo passo dos pesquisadores liderados por Anthony é testar suas bioimpressões em seres humanos, por enquanto apenas testes em ratos foram feitos.

Afirmaram que seus estudos ainda precisam ser aprimorados e receber investimentos futuros. O próximo passo seria conseguir imprimir órgãos sólidos e completos.

4 – Impressoras 3D beneficiando animais

Vindo em boa hora, a utilização da manufatura aditiva para impressão de tecidos vivos mostra-se como uma solução eficiente para preservar a vida dos animais e, em breve, não precisarão mais ser submetidos aos testes feitos ano após ano pelas indústrias.

A tecnologia da impressão 3D poderá permitir que os animais tenham qualidade de vida melhor. Com o método, por exemplo, foi possível imprimir um novo casco para um jabuti que havia ficado desprotegido depois de perdê-lo em um incêndio.

5 – Impressão 3D para prótese dentarias

As próteses dentárias, por si só, já são uma tecnologia impressionante, mas com a chegada de novas técnicas, certamente a vida de quem precisa deste tipo de tratamento será muito mais fácil.

As impressões 3D, por exemplo, têm alcançado grandes patamares em várias esferas do cotidiano, pois conseguem estar presentes desde o setor da engenharia e da arquitetura até o ramo da saúde, ajudando médicos a estudarem melhor alguns cases mais delicados e que requerem mais atenção, como no caso do cérebro que foi impresso em 3D.

As fresadoras 3D têm diversas vantagens, fazendo com que o tratamento dos pacientes seja incomparável. Muitos profissionais já estão levando em consideração a possibilidade de manter impressoras 3D em seus consultórios.

Os equipamentos não ocupam muito espaço, já que medem cerca de 70 x 40 cm; e garantem um resultado altamente qualificado.

Para que o dentista saiba como manusear corretamente o equipamento, o fabricante exige a realização de um curso com duas semanas de duração.

Veja também:

Impressoras 3D e seus benefícios para os animais

 

Posts Relacionados

Acompanhe a LWT Sistemas

Categorias

Siga-nos no G+

Receba todas as Novidades em Primeira Mão

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATENDIMENTO E SUPORTE
+55 (11) 3232-0532