Mulher segurando peças impressas em 3D pintadas de diferentes cores. Nestas peças, pode-se ver uma bola vazada e ao lado um cubo vazado, ambos coloridos.
02/12/2015

Acabamentos e Pintura de Peças Impressas em 3D

Já pensou na possibilidade de pintar um objeto em 3D, de forma precisa e com custos baixíssimos, através da técnica de imersão? Essa técnica, que já é usada há muito tempo no mercado, oferecia, até pouco tempo atrás, uma limitação: a pintura ficava distorcida após a imersão dos objetos. Recentemente, porém, um grupo de pesquisadores da Universidade de Zheijiang, em Hangzhou, na China, e da Universidade de Columbia, em Nova York, criaram uma maneira de superar esse problema através da programação da pintura de acordo com as especificidades de cada objeto. Parece incrível e realmente é: o objeto é “mergulhado” na tinta já “distorcida” – ou seja, com as superfícies únicas desse objeto – o que permite precisão, rapidez e baixo custo sem precedentes.

Confira como funciona o processo de pintura de objetos impressos em 3D por Imersão!

Esse aprimoramento da pintura de objetos em 3D por imersão vai demorar um pouco para chegar ao mercado, mas há outras ferramentas semelhantes já disponíveis atualmente. É o caso da tecnologia conhecida como “spray gelado”, que faz acabamentos em peças 3D em segundos. Ela é utilizada pela GE (General Eletric), cujos pesquisadores programam jatos de tintas personalizados para criar ou recuperar um objeto em 3D.

Além da economia e da rapidez desse processo, a pintura com “spray gelado” torna as peças mais duráveis. Segundo Anteneh Kebbede, da GE, essa é a principal inovação da tecnologia: “Algo que é particularmente empolgante sobre o spray gelado como um processo 3D inovador é que ele oferece a nós a oportunidade de restaurar partes de um metal utilizando materiais que se misturam e refletem as propriedades do componente original em si. Isso expande o tempo de vida útil do objeto em anos ou possivelmente décadas”, explicado pela Kebbede em um artigo recente.

Confira como funciona o processo de pintura de objetos impressos em 3D por Spray Gelado!

As tecnologias de impressão 3D PolyJet e a Fused Deposition Modeling (FDM) possibilitam a mesma durabilidade e precisão do “spray gelado”, com a vantagem de se obter detalhes artísticos melhores, resultando em objetos personalizados. Já tratamos anteriormente dessas tecnologias de impressão 3D para a área do marketing e do design gráfico, agora é importante entender como elas podem fazer o acabamento e a pintura dos protótipos.

Pintura de peças FDM

Os modelos 3D criados a partir da tecnologia FDM são quase sempre consideradas os melhores para a criação de protótipos, para a pesquisa e para a produção não visível. Por outro lado, é consenso que esses modelos não são os ideais para fins fotográficos ou expositivos, já que essa tecnologia é um processo de manufatura aditiva que constrói peças plásticas camada por camada, usando dados de arquivos CAD. Isto é, após a impressão, os protótipos 3D feitos por FDM precisam ganhar acabamento antes de serem expostos.

3 Modelos de peças impressas em 3D na cor preta. Continue lendo nosso artigo.

Um exemplo claro sobre a vantagem da tecnologia FDM está na atividade recente da Product Development Solutions (PDS), uma empresa que fornece serviços de acabamento e pintura para protótipos 3D. Dave Reasor, gerente de vendas da PDS, conta que a MR Instruments desembolsou cerca de US$ 850 para criar um modelo de bobina com alto nível estético para marketing. Esse protótipo levou cerca de sete dias para ser finalizado. Após essa experiência, a MR Instruments decidiu fazer o acabamento de um novo modelo 3D com a tecnologia FDM. O custo total foi de US$ 320 (menos que a metade do modelo anterior!), e o tempo de entrega foi de apenas cinco dias.

Pintura de modelos PolyJet

Os modelos 3D impressos com a tecnologia PolyJet saem praticamente prontos para serem pintados. Com superfícies planas, esses objetos, não necessitam de nenhum polimento antes da pintura, permitindo um ganho de tempo considerável no acabamento de seu protótipo, além, é claro, da aparência de um objeto real.

3 Moldes Polyjet impressos em 3D com pintura em degradê nas cores verde e verde claro, rosa e azul, roxo e roxo claro.

A rapidez e o realismo obtidos através dessa tecnologia requerem informações específicas. Para aprimorarem os detalhes, cores e criatividade de seus modelos FullCure, por exemplo, os usuários dos sistemas de impressão Objet 3D necessitam saber técnicas especiais de pintura desse sistema.

Separamos alguns vídeos que mostram como funciona as técnicas de pintura para peças impressas em 3D que citamos no texto.

Veja também!

Como as Impressoras 3D mudarão o Consumo

Impressão 3D para obter peças em Poliuretano

Impressão 3D de Moldes para Injeção Plástica

Impressão 3D de Moldes de Sopro

Posts Relacionados

Acompanhe a LWT Sistemas

Categorias

Siga-nos no G+

Receba todas as Novidades em Primeira Mão

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATENDIMENTO E SUPORTE
+55 (11) 3232-0532