5 Benefícios em adotar a indústria 4.0 em curto prazo

5 Benefícios em adotar a indústria 4.0 em curto prazo

5 Benefícios em adotar a indústria 4.0 em curto prazo

Com os avanços tecnológicos que estamos presenciando na atualidade podemos esperar novas tecnologias cada vez mais rápidas.

Os avanços no uso de ferramentas digitais na linha de produção industrial e também a chegada de diversos questionamentos sobre suas aplicações e consequências tem aumentado o potencial econômico das industrias.

Nesse cenário, como saber em quais áreas investir? Para a Minsait, é preciso identificar as tendências que terão maior impacto dentro da empresa em curto prazo.

Com base na experiência em mercados variados, a companhia elencou cinco benefícios que devem marcar o desenvolvimento da transformação digital da indústria nesse período.

5 Benefícios em adotar a indústria 4.0

Agora veremos 5 benefícios na adoção da indústria 4.0 em curto prazo e assim melhorando a efetividade de seus processos dentro da organização

  • Trabalho focado em valor

Trabalhar com realidade aumentada e soluções virtuais irão proporcionar aos trabalhadores que eles possam focar nas tarefas entendendo o seu real valor.

Todas as informações necessárias para que os processos sejam realizados estarão em disponíveis em acesso remoto e através de ambientes mais inteligentes.

Técnicas de gamificação oferecem também novas capacidades de treinamento e a utilização de robôs em processos irão se integrar com as atividades humanas e a produtividade irá ser aumentada.

  • Capacidade de visão integrada

Controlando processos em tempo real será possível identificar desvios e oportunidades para aumentar a eficiência e poder construir novas áreas de negócio.

Essas tecnologias irão possibilitar uma tomada de decisão mais ágil e irá permitir que ações preventivas possam ser programadas para uma operação mais semiautomática

  • Analytics e resultados

A aplicação de advanced analytics nos negócios industriais tornará possível obter melhorias em qualidade e custos, bem como novas funcionalidades em áreas de relacionamento com o cliente, por exemplo, entendendo o comportamento de uso dos produtos e serviços e antecipando padrões que possam prejudicar o nível de qualidade com muito mais antecedência, permitindo a correção de possíveis falhas.

  • Rastreabilidade de Supply Chain

Com a rastreabilidade da cadeia de Supply Chain em tempo real poderemos trazer benefícios e uma redução da margem de erro e o aumento da eficiência em geral.

Podemos usar um exemplo prático com o uso de sensores no transporte, com a integração de dados em tempo real e informações reunidas a partir de áreas variadas que ajudam a otimizar processos, identificar desvios, tomar decisões para antecipar consequências e aumentar os níveis de qualidade do serviço.

  • Eficiência de energia

O monitoramento em tempo real de consumo de energia e a geração de regras analíticas avançadas vão permitir uma redução dramática de consumo de energia em complexos industriais.

O monitoramento e otimização serão estendidos a fluxos e processos, permitindo aumento na precisão da contabilidade e melhoria geral nos custos operacionais.

 

O poder da Industria 4.0

Podemos ver que a adoção da indústria 4.0 o quanto antes é muito benéfica para a indústria e para dentro dos processos de nossa organização, diversos métodos melhoram e aumento a eficiência de nossa organização.

A indústria 4.0 veio para deixar nossa organização mais eficiente e o quanto antes as empresas a adotarem, consecutivamente melhor será para a mesma.

Veja Também:

Além da Industria 4.0, Conheça a Sociedade 4.

A Inteligência Artificial nos tempos atuais

Posts Relacionados

Compartilhe isso: