Olá, mundo!
06/06/2015

Airbus escolhe Stratasys para produzir peças impressas em 3D

A aeronave Airbus A350 XWB contém mais de 1000 peças impressas em 3D pelo Sistema de Produção com tecnologia FDM da Stratasys.

 

A Manufatura Aditiva Stratasys continua transformando a indústria aeroespacial com esta grande notícia sobre a Airbus. A maior fabricante de aeronaves produziu mais de 1000 peças de avião em seu Sistema de produção 3D com tecnologia FDM da Stratasys para usar no primeiro modelo da aeronave A350 XWB, entregue em dezembro de 2014. As peças impressas em 3D foram usadas ao invés de peças produzidas pelo método tradicional, para aumentar a flexibilidade da cadeia logística, permitindo à Airbus atender seus prazos de entrega.

A Airbus começou o processo de desenvolvimento e certificação de impressão 3D com a Stratasys em 2013 como uma atividade para redução do risco de cronograma, que se mostrou útil para o programa do A350 XWB e destaca uma vantagem essencial da impressão 3D para a indústria de transformação, como pode ser visto em nosso post sobre impressão 3D de moldes para injeção plastica.

The Airbus A350 XWB aircraft at Sydney Airport

As peças foram impressas em 3D usando a resina ULTEM™ 9085 para tecnologia FDM, que foi certificada com as especificações de material da Airbus. A resina ULTEM™ 9085 oferece alta relação resistência-peso e atende às exigências de segurança aeronáutica (chama, fumaça e toxicidade) para uso interno em aeronaves. Isto permite que a Airbus produza peças fortes e mais leves e, ao mesmo tempo, reduza significativamente o tempo e os custos de produção.

“As duas empresas compartilham uma proposta de uso de tecnologias inovadoras no design e produção para criar vantagens que revolucionam os negócios”, disse Dan Yalon, Vice-presidente executivo de desenvolvimento de negócios, marketing e soluções verticais da Stratasys. “Nossas soluções de manufatura aditiva podem produzir peças complexas sob demanda, garantindo entrega dentro do prazo e dinamização da cadeia logística. A manufatura aditiva também traz melhorias para a relação material integral/produto, pois o desperdício de material é significativamente menor que nos métodos convencionais de produção. A Stratasys deseja levar estas e outras vantagens para sua parceria com a Airbus e ser parte do projeto ‘Factory of the Future’ (Fábrica do futuro) da Airbus”.

Empresas líderes em diversos setores, das indústrias aeroespacial e automotiva até bens de consumo e produtos médicos,da  vêm formando parcerias com a Stratasys para adotar estratégias de manufatura aditiva. Uma alternativa transformadora para os métodos convencionais de produção, a manufatura aditiva da Stratasys permite que peças originais e sobressalentes sejam feitas digitalmente no lugar mais adequado, reduzindo o desperdício de material e as necessidades de estoque. Ao incluir a manufatura aditiva no ciclo de vida do produto, as empresas podem reduzir custos operacionais, acelerar a colocação no mercado, descentralizar a produção e acrescentar funcionalidades inovadoras aos produtos.

ULTEM™ é uma marca registrada da SABIC, suas afiliadas ou subsidiárias.

Fonte: Blog Stratasys

Veja Também!

Como surgiu e funciona a Impressão 3D

Indústria 4.0, a Quarta Revolução Industria

Impressora 3D pode mudar a forma de consumo

Benefícios da Impressora 3D para o Setor Automobilistico

Posts Relacionados

Acompanhe a LWT Sistemas

Categorias

Siga-nos no G+

Receba todas as Novidades em Primeira Mão

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATENDIMENTO E SUPORTE
+55 (11) 3232-0532