CATIA V6 e CATIA 3DEXPERIENCE - Qual a diferença?
14/03/2016

CATIA V6 e CATIA 3DEXPERIENCE – Qual a diferença?

A família de soluções vem crescendo dentro da Dassault Systèmes, hoje a maior empresa que investe em desenvolvimento de soluções voltadas ao negócio inicialmente à engenharia, agora tem uma estratégia que envolve muito mais a empresa do que departamentos específicos. Vamos entender cronologicamente as diferenças entre as versões desde a V5, até a V6 e a 3DExperience;

CATIA V5 e o PLM (1999)

Em 1999 a Dassault Systemès lança no mercado a mais nova ferramenta CAD/CAE/CAM para desenvolvimento de produtos, sejam estes quaisquer tipos de produto, desde veículos e aeronaves até itens de bens de consumo como geladeiras, fogões, furadeiras e etc.

O nome desta solução? CATIA V5; porém este já foi desenvolvido com o intuito de não apenas modelar peças e montar conjuntos, mas sim fazer parte de um gerenciamento mais completo de arquivos e processos que ficou conhecido como PLM (Product Lifecyle Management)

O PLM é um conceito de gerenciar todo processo de uma engenharia utilizando o produto como base de informação para que outras áreas, como por exemplo a engenharia de manufatura possa também, utilizar as informações de forma centralizada em um único sistema.

Podemos dizer que o conceito básico do PLM seja um PDM (Product Data Management) mas que tenha uma inteligência (BI) que possibilite o uso mais eficiente destas informações, onde a própria informação tem tanto poder quanto a peça ou o conjunto de peças em si.

Porém, neste momento as ferramentas ainda eram bastante “stand alone”, ou seja, era opcional que empresas trabalhassem de forma a organizar os seus fluxos de informação de forma centralizada, tornando na maioria das vezes o trabalho dos engenheiros muito complicado; Arquivos perdidos, obsoletos, troca de informação entre áreas com falta de informação, isso fazia com que se perdesse um tempo enorme com retrabalhos e comunicação interna.

CATIA V6 (2009)

Neste momento temos uma evolução não apenas dos conceitos, mas da plataforma em si.
O CATIA V6 agora vem naturalmente utilizando o ENOVIA V6, ferramenta de gerenciamento de projetos e recursos de projeto, formando a plataforma PLM 2.0, ou simplesmente plataforma V6.

Com isto, todo trabalho será organizado; um arquivo de peça, conjunto, análise e etc. a partir de agora é gerido por um banco de dados e distribuídos para outras áreas que por exemplo utilizam DELMIA V6, ferramenta de manufatura e automatização da Dassault Systemès.

Toda versão de arquivo é controlada para que os engenheiros não utilizem arquivos que estão obsoletos, ou que não percam tempo buscando a informação verdadeira sobre o produto, aqui existe uma colaboração que permite maior interação na engenharia, ferramentas de “Co-Design” e “Co-Review” ganham holofotes para trabalhos mais ágeis.

CATIA V6 e CATIA 3DEXPERIENCE

CATIA 3DExperience (2014)

Mais uma vez a Dassault evolui a plataforma, os softwares agora não são mais tratados como ferramentas, e sim como uma plataforma de negócio para as empresas, e agora completamente focado em experiências de mercado. A Dassault Systemès através de 12 tipos de industrias diferentes, em 140 países e mais de 210 mil clientes criou iniciativas específicas para cada mercado.

Com uma abrangência muito maior do que o PLM, o 3DExperience é uma plataforma que cobre não apenas as engenharias, mas outros perfis começam a fazer parte do processo; diretores, analistas de RFQ, gestores da qualidade, gerentes de propostas, planejamento estratégico, entre tantos outros perfis utilizam BI (Business Intelligence), para tomar decisões de forma mais rápida e madura durante o processo do projeto.

Os softwares já não são mais distinguidos dentro da plataforma, CATIA, DELMIA, SIMULIA, BIOVIA, GEOVIA, entre outros, agora são divididos por aplicativos específicos para as “roles”, ou seja, se você é por exemplo um engenheiro de produto, você terá acesso a diversos aplicativos, como EBOM (Engineering Bill of Material) controle sobre produto, aplicativos de visualização 3D, entre outros, que serão na verdade uma mistura de softwares da Dassault Systemès sem que você perceba as diferenças, pois a plataforma conta com uma interface completamente unificada.

Controle de programas e projetos

O 3DExperience pode gerenciar por completo um programa ou projeto de uma empresa, designando pessoas para suas tarefas, controlando o progresso, alocação de recursos, “timesheets”, e etc. tudo isso apresentado em linhas de tempo e “Dashboards” para todos os tipos de perfis, desde o engenheiro até o diretor.

É claro que ferramentas completamente novas foram adicionadas em comparação com às versões anteriores, tornando o trabalho de quem modelava no CATIA muito mais intuitivo.

 

CATIA V6 e CATIA 3DEXPERIENCE 3

Assista o vídeo sobre a plataforma:

 

 

Posts Relacionados

Acompanhe a LWT Sistemas

Categorias

Siga-nos no G+

Receba todas as Novidades em Primeira Mão

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATENDIMENTO E SUPORTE
+55 (11) 3232-0532