Dica de CATIA V5 Sweep Line
08/05/2016

Dica de CATIA V5 – O SWEEP CIRCLE

Dica de CATIA V5 – O SWEEP CIRCLE

Continuando com nossas dicas sobre CATIA V5, abordaremos agora um tipo particular de SWEEP, o SWEEP CIRCLE. Esta modalidade é MUITO utilizada no dia-a-dia por profissionais envolvidos com projetos em CATIA V5. Nela, utilizaremos uma GUIDE CURVE como curva central, e o CATIA irá calcular como PROFILE, o perfil de um círculo, que deverá realizar a varredura ao longo desta GUIDE.
Acompanhe nosso tutorial para ver como este importante comando funciona:
Inicialmente, necessitaremos de um elemento de wireframe para servir como GUIDE CURVE. Para isso, comece criando um novo PART no CATIA (File+New e selecione o Tipo de arquivo Part):

Uma vez dentro deste documento CAD, criaremos um SKETCH. Clique no ícone SKETCH  1
Desenhe a GUIDE CURVE conforme a figura abaixo:

 1

Agora saia do SKETCHER através do botãoDica_catia_sweep5

VOCÊ deverá obter algo como isto :

Dica_catia_sweep6

Agora clique sobre a função SWEEP: 1

Escolha a opção Profile type: SWEEP CIRCLE e subtype: center and radius, conforme figura abaixo :

 1

O que acontecerá em seguida será que, o CATIA V5 calculará o perfil de um círculo (INTRÍNSECO AO SOFTWARE) e o deslizará pela GUIDE CURVE, gerando assim uma superfície . Veja na figura a seguir:

 1

É importante mencionarmos ainda que, para efetuar o cálculo do SWEEP, o CATIA usará todos os INPUTS mandatórios disponíveis (a saber, todos aqueles necessários para que o botão OK fique clicável) e também os INPUTS opcionais como opção extra. Dentre estes ultimamente mencionados, destaca-se a função LAW. Repare no botão que aparece no canto superior direito da caixa de diálogo do comando SWEEP, entitulado LAW: 1

Ao clicarmos neste botão, conseguimos inputar uma LEI DE VARIAÇÃO para o cálculo do SWEEP. No nosso exemplo citaremos a lei linear.

Dica_catia_sweep11

Nesta modalidade de lei, o perfil circular do SWEEP irá variar de um primeiro valor inicial até um segundo valor final. Veja na imagem a seguir como ficará calculada a nova superfície COM lei de variação ativa:

 1

Ressaltamos o fato de que, para que o SWEEP possa ser computado adequadamente, devem-se respeitar condiçoes matemáticas e mecânicas para o mesmo.
Pois Muito bem, esta foi a nossa dica da semana, até a próxima dica, onde abordaremos uma nova modalidade de SWEEP. Até mais.

Se quiser saber mais, conheça nossos treinamentos de CATIA V5

E também fique atento a disponibilidade de nossa agenda de treinamentos e eventos

Veja Também outras dicas!

Dica de CATIA V5 – O “SWEEP LINE”

Dica de CATIA V5 – Engenharia reversa

Dica de CATIA V5 – A Utilização do groove

Dica de CATIA V5 – A Função STIFFENER

Posts Relacionados

Acompanhe a LWT Sistemas

Categorias

Siga-nos no G+

Receba todas as Novidades em Primeira Mão

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATENDIMENTO E SUPORTE
+55 (11) 3232-0532