Cena no filme Coração de Fogo onde dois atores estão dentro de um ambiente utilizando armaduras com detalhes e peças impressas em 3D. Funco de cor cinza com armaduras preta e bege.
04/02/2016

Evolução do Cinema com a Impressora 3D

Amplamente utilizada pela indústria cinematográfica Hollywoodiana, a impressora 3D tem permitido aos filmes produzir efeitos especiais nunca antes imagináveis nas telonas. As impressões 3D são utilizadas, principalmente, na prototipagem de objetos, como é o caso do martelo de Thor, no filme da Marvel, o capacete do RoboCop, e de trajes, como partes da armadura do Homem de Ferro e o óculos de visão noturna em Zero Dark Thirty.

Capacete e partes da armadura do herói da Marvel, o Homem de Ferro, impressa por impressora 3D. Capacete com a parte da frente dourada e parte de traz vermelha. Luvas impressas na cor vermelha.

Com a impressora 3D, que anos atrás também já foi muito explorada na produção de games e animações, os designers de produção e editores têm agora uma ferramenta e tanto para os efeitos especiais. As imagens geradas por computador (CGI) ganham vida com a impressão 3D e isso traz diversas vantagens às superproduções de filmes, como objetos e trajes criados com o design ideal e grande riqueza de detalhes – o que deixa as filmagens com uma aparência muito mais realista.

Além de Thor, RoboCop e Zero Dark Thirty, a impressora 3D também já foi utilizada em outras grandes produções cinematográficas aclamadas pelo público, como Velozes e Furiosos 6, Círculo de Fogo, MIB: Homens de Preto 3, Guardiões da Galáxia, Ex-Machina: Instinto Artificial e Vingadores: Era de Ultron. Sem dúvidas, a indústria tem investido mais do que nunca no novo recurso, já que as impressões em 3D criam elementos que antes eram impossíveis de serem utilizados nos filmes.

Siga a pasta Impressão 3D no Cinema de LWT Sistemas no Pinterest.

Com a impressão em 3D de personagens e elementos de cenário, a ferramenta já é uma das preferidas dos designers de produção de Hollywood. De acordo com o Gerente de Marketing da Harvest Technologies, Lewis Simms, o recurso está mudando a indústria cinematográfica como não ocorria desde a introdução de imagens geradas por computador e “traz fantasia, só que muito mais perto da realidade”. A Harvest Technologies é uma empresa da Stratasys, a líder mundial em impressão 3D.

Ainda em 2013, um jovem artista digital da França chamou a atenção por desenvolver um curta-metragem inteiro a partir de impressões em 3D de objetos e personagens. O francês Gilles-Alexandre Deschaud passou mais de 2 anos na criação de ‘Chase Me’, uma animação que necessitou de mais de 2.500 impressões em 3D para ficar pronta. Sozinho, Gilles-Alexandre desenhou cada plano de sua animação no computador e ‘Chase Me’ já foi exibido até no famoso festival de Cannes no ano de 2015. Confira o Making Off do filme:

Sem dúvidas, a impressora 3D veio para ficar no cinema e deverá ser utilizada nos próximos lançamentos das grandes produtoras do mercado cinematográfico. A ferramenta não apenas é útil para a impressão 3D de objetos, roupas e personagens “perfeitos” para as filmagens, como também é essencial para produzir efeitos especiais que são imperceptíveis aos olhos humanos – recurso que enriquece muito os filmes recheados de efeitos especiais, como Avengers e Thor.

Portanto, além de já ter conquistado diversos mercados, a nova tecnologia deve permanecer nos cinemas. As impressoras 3D já existem em diversos modelos, tipos e tamanhos, assim como suas impressões podem durar desde apenas alguns minutos até horas, dependendo do que está sendo prototipado. Aqui no blog você consegue conferir os novos materiais que as impressoras 3D estão utilizando e como elas estão beneficiando a medicina e mudando a forma de consumo atual.

Posts Relacionados

Acompanhe a LWT Sistemas

Categorias

Siga-nos no G+

Receba todas as Novidades em Primeira Mão

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATENDIMENTO E SUPORTE
+55 (11) 3232-0532