A evolução dos painéis solares no cotidiano 2
01/01/2017

A evolução dos painéis solares no cotidiano

Painéis solares são cada vez mais usados em nosso dia-a-dia para gerar energia sustentável e não prejudicar o meio ambiente.

De residências a lugares públicos, muitas vezes os painéis solares já estão presentes para gerar energia para toda uma localidade

Se 100% da energia solar que recebemos fosse aproveitada, nós teríamos cerca de 1800 vezes mais energia do que consumimos em todo o planeta.

Como funciona um painel solar?

O painel fotovoltaico, por exemplo, tem a composição de: molduras de alumínio, vidro especial, películas encapsulantes, células fotovoltaicas, fundo protetor e uma caixa de junção.

O processo é simples: O painel vai reagir com a luz do sol e produzir energia elétrica. Os painéis são conectados aos outros e então são conectados a um inversor solar.

O inversor solar converte a energia solar dos painéis voltaicos (CC) em energia elétrica que pode ser usada normalmente (CA). A energia que sai do inversor solar vai para o “quadro de luz” e é distribuída para o local desejado.

A energia produzida pelo sol é tão potente que consegue fornecer energia para uma casa inteira e pode ser usada para todos os eletrodomésticos (TV, Aparelhos de som, computador e etc…) e até mesmo para a iluminação do local.

A evolução dos painéis solares no cotidiano

Se for produzida mais energia solar do que necessário para utilização, ela é poderá ser  armazenada em uma bateria para ser utilizada quando não houver a luz do sol.

As principais vantagens de um painel solar

Os painéis solares são resistentes a granizo e outros impactos, por possuir um vidro temperado de 3.22mm.

Uma importante vantagem é que um painel solar chega a durar, em sua total funcionalidade cerca de 25 anos e com necessidade mínima de manutenção.

Em países tropicais como o Brasil a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território.

Quais os principais países do mundo a utilizarem os painéis solares?

Os principais países que utilizam os painéis solares são a Alemanha (35.5 GW), Japão (13.6 GW), China (18,3 GW), Itália (17.6 GW) e Estados Unidos (12 GW).

Ao que tudo indica até 2018 o Brasil entrará na lista dos 20 maiores países que utilizam energia solar.

Enquanto isso, na França  está sendo instalado o primeiro trajeto na rodovia feito com painéis solares. O trajeto projetado tem uma distância de aproximadamente, e custou cerca de US$ 5,2 milhões (R$ 17 milhões).

A evolução dos painéis solares no cotidiano 1

Essa iniciativa servirá como teste para ser aprimorada e, com o tempo, haverá mais rodovias com painéis solares no trajeto e poderão até iluminar cidades inteiras.

 Veja Também:

Carros elétricos irão mudar nossa forma de consumo

Um novo modelo para a inovação na industria 

Solar Impulse 2 faz volta ao mundo com energia solar

 

Posts Relacionados

Acompanhe a LWT Sistemas

Categorias

Siga-nos no G+

Receba todas as Novidades em Primeira Mão

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATENDIMENTO E SUPORTE
+55 (11) 3232-0532