Homem usando óculos de realidade aumentada para ajudar no tratamento de fobias.
01/12/2015

Ilustração 3D Ajuda no Tratamento de Fobias

A tecnologia digital está transformando vidas de todas as maneiras através da sequência de inovações. Em todas as áreas, as novidades são estimulantes, mas quando os avanços são descobertos e aplicados na área da saúde, existem os efeitos diretos na qualidade de vida das pessoas. Para melhorar a condição de vida de alguém, qualquer ajuda é sempre bem-vinda. E, neste sentido, está sendo empregado o esforço de se utilizar a ilustração 3D para criar ambientes adaptados para pacientes crônicos de fobias.

Os recursos virtuais aplicados para traumas e fobias já são uma realidade e estão em expansão. Só para se ter uma ideia da quantidade de pessoas que sofrem de problemas relacionados ao medo exagerado, paralisante e parcialmente incontrolável, existe no mundo o número impressionante de 210 milhões de cidadãos com fobia de viajar ou estar dentro de um avião.

Como resolver uma situação dessas? O uso da tecnologia 3D está cada vez mais presente no auxilio de tratamentos, tanto para animais quanto pessoas, como falamos em um post aqui no blog sobre como a impressão 3D está ajudando os animais. Esta tecnologia está propondo algumas alternativas, como sessões em ambientes de realidade virtual, que amenizam e controlam este tipo de pavor. Durante 6 sessões, o paciente encara uma poltrona de avião e um voo completo, enquanto os batimentos cardíacos e alguns distúrbios psiquiátricos vão sendo monitorados.

Mulher usando óculos de realidade aumentada fazendo tratamento em ambiente parecido com interior de avião.

A fobia de avião prejudica diretamente a rotina profissional e pessoal das vítimas, que deixam para trás ótimas possibilidades de trabalho e passeios por que não conseguem entrar em uma aeronave. A tecnologia está facilitando o processo de cura deste problema e transformando definitivamente a vida das pessoas.

Com a tecnologia virtual, ao invés de imaginar o “problema” causador da fobia, o indivíduo pode encará-lo muito próximo da realidade, com alto grau de exposição a todas as experiências que a amplitude de uma aeronave pode oferecer, como turbulência, pouso e decolagem.

O objetivo das empresas que criam estes ambientes completos, com poltronas de aeronave, temperatura ambiente e tecnologia virtual, é imergir o paciente naquele contexto e, com as simulações de acontecimentos e rotinas normais de um voo, possibilitar o tratamento do autocontrole emocional.

Com o simulador é possível sentir que está em um avião de verdade. E, por mais que o paciente saiba que se trata de tecnologia virtual, o cérebro interpreta as imagens, os sons e o ambiente completo como algo real, proporcionando emoção completa. Os estímulos provocados pela tecnologia virtual entram em contato com a área cerebral de processo de medos e fobias, fazendo o transporte do cérebro para aquele cenário.

Uso da ilustração 3D para tratamento da fobia de avião

Equipamento de tratamento de fobia de avião. Composto por óculos de realidade e dois joysticks.

A tecnologia virtual fez o uso da ilustração 3D para simular todas as etapas que uma vítima que tem fobia de avião tem que enfrentar, desde a chegada ao aeroporto, passando pelo check-in, despacho de bagagem, embarque na aeronave, acomodação, decolagem, turbulência e aterrissagem.

O áudio 3D com efeito sonoro é um dos grandes responsáveis pela imersão do paciente nesta realidade, além dos óculos de realidade virtual com visão de 360°. Para aumentar a sensação de realidade, existe uma plataforma mecânica que se movimenta, fazendo as variações necessárias para simular o pouso e a decolagem, incluindo a turbulência.

O objetivo da equipe médica é criar um novo tipo de psicoterapia, fazendo intervenções no momento em que a fobia aparece. A tecnologia 3D também está sendo empregada no tratamento de outros distúrbios psicológicos, como a fobia social, que atinge cerca de 13% dos adultos. Existem também os tratamentos para pessoas com medo de aranha e pavor de lugares lotados. É o começo da chamada “era matrix” da psicologia.

Posts Relacionados

Acompanhe a LWT Sistemas

Categorias

Siga-nos no G+

Receba todas as Novidades em Primeira Mão

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATENDIMENTO E SUPORTE
+55 (11) 3232-0532