Implante respiratório criado em impressora 3D cura bebe. Mãe de bebe sorrindo para ele em quarto de hospital. Bebê sorrindo para mãe com roupinha listrada de branco e verde água.
09/03/2016

Implante respiratório de impressora 3D cura bebê

A manufatura aditiva é o futuro para o mercado industrial e seu novo perfil 4.0. Prometendo fazer a diferença, a tecnologia 3D ajuda grandes setores industriais.

A impressão 3D desenvolve e imprime protótipos, moldes e peças criadas por softwares de modelagem, e um dos setores com grandes avanços graças a tecnologia 3D é sem sombra de dúvidas, o da medicina (abordamos afundo este tema em um post ondem falamos sobre a impressão 3D na medicina). Para exemplificar, vamos relembrar dois casos já citados aqui.

Modelo de cérebro 3D ajuda médicos em cirurgia.

Um deles é o caso ocorrido na Universidade de Saskatchewan, USA, um neurocirurgião iria realizar cirurgia invasiva no cérebro de um paciente, e se dedicou a criar um modelo do órgão 3D. O modelo tridimensional o auxiliou no mapeamento do cérebro e de seus estímulos para realizar o procedimento com sucesso. Para ler a matéria na íntegra, confira como o modelo 3D de cérebro ajudou a medicina.

Crânio Humano de Vidro com cérebro impresso em 3D posicionado no lugar da tampa da cabeça. Confira nosso artigo!

Modelo de Cérebro Impresso em 3D

Ilustração 3D ajuda no tratamento de fobias.

Outro caso citado aqui, nos mostrou que pacientes com fobias e medos estavam sendo tratados com o auxílio da tecnologia 3D através de simulações virtuais. E uma nova era na área da psicologia foi aberta com o avanço das tecnologias. Veja na íntegra como a ilustração 3D ajuda no tratamento de fobias.

Ilustração 3D Ajuda no Tratamento de Fobias

Ilustração 3D Ajuda no Tratamento de Fobias

São muitos os exemplos presentes e divulgados pela mídia sobre a utilização da manufatura aditiva na área da medicina. Outro avanço que merece destaque é o caso de três bebês submetidos a um processo cirúrgico revolucionário para receber implantes respiratórios criados em impressoras 3D.

Os casos aconteceram nos Estados Unidos, na cidade de Missouri. Os três sofriam de anomalia congênita pulmonar, a traqueobroncomalácia  – doença incurável. Este distúrbio faz com que as traqueias e brônquios entrem em colapso e a entrada de ar é impedida.

Implante respiratório criado em impressora 3D cura bebe. Mãe de bebe sorrindo para ele em quarto de hospital. Bebê sorrindo para mãe com roupinha listrada de branco e verde água.

Implante respiratório de impressora 3D cura bebê

O bebê Kaiba Gionfrido, foi o primeiro a receber o transplante com apenas 3 meses de vida, e sua história foi amplamente divulgada por ter sido o primeiro registro de cura da doença. A cirurgia foi realizada em 2012.

Foram produzidos através da tecnologia 3D pequenos tubos feitos de policaprolactona, este material é absorvido pelo corpo depois de três anos. Os bebês tiveram talas aplicadas na região das traqueias defeituosas e a completa regeneração do sistema respiratório. Hoje, Kaiba com cerca de três anos de idade vive normalmente com sua família e não utiliza mais aparelhos respiratórios.

O segundo bebê passou pelo procedimento cirúrgico com cinco meses, e o terceiro, já com 16 meses. Todos os casos foram bem-sucedidos e não sofreram qualquer tipo de complicação.

Antes, a expectativa de vida das crianças era baixa, considerada pelos profissionais da área como “sombria”. Porém, graças ao implante personalizado pela manufatura aditiva, as vias respiratórias desses bebês foram completamente curadas.

A impressão 3D tem proporcionado avanços na área da medicina, antes inimagináveis, e cada vez mais, vidas estão sendo salvas. O tubo confeccionado e utilizado nos bebês demora apenas 24 horas para ser feito e com custo bem menor, se comparada aos protótipos confeccionados manualmente.

Posts Relacionados

Acompanhe a LWT Sistemas

Categorias

Siga-nos no G+

Receba todas as Novidades em Primeira Mão

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATENDIMENTO E SUPORTE
+55 (11) 3232-0532