Impressora 3D imprimindo projeto feito por arquiteto. Confira nosso post!!
29/10/2015

A Impressão 3D na Arquitetura.

A arquitetura, entendida como a arte e a técnica de planejar, projetar e desenvolver soluções estéticas e funcionais, é, sem dúvida uma área de criação e pesquisa essencialmente dinâmica. Os projetos arquitetônicos se desenvolvem em processos criativos que exigem iteratividade com clientes e outros profissionais e devem comportar constantes mudanças no design, sobretudo nas etapas iniciais.

 

A execução bem sucedida de um projeto de arquitetura depende significativamente de um modelo claro, preciso, capaz de prever com o máximo de exatidão, o produto final. Dessa maneira, é muito importante que os modelos arquitetônicos sejam realistas, minuciosos em detalhes e passíveis de ajustes antes da etapa de execução.  Nesse sentido, a tecnologia de impressão 3D vem contribuindo crescentemente e de maneira decisiva com o processo criativo dos arquitetos, possibilitando que projetos muito complexos sejam fisicamente visualizados, compartilhados e entendidos, mesmo em suas etapas iniciais, quando as alterações são viáveis e menos custosas.

A impressão 3D é capaz de produzir modelos arquitetônicos detalhados com uma diversidade de materiais, atendendo às mais variadas necessidades de adequação dos projetos. Uma impressão com foto polímeros rígidos, por exemplo, está pronta para a pintura. Já os modelos que necessitam se submeter a cargas ou correm riscos de desgastes, podem contar com a tecnologia Fused Deposition Modeling (FDM), que produz peças mais fortes. Essa versatilidade da impressão 3D associada à sua capacidade de concretizar o que antes ficava no plano da interpretação, tem como resultado projetos arquitetônicos melhores e mais inteligentes.

Cada vez mais as empresas de arquitetura utilizam a tecnologia de impressão 3D, que se tornaram fundamentais para a apresentação de projetos realistas aos clientes. É o caso RietveldArchitects de Nova Iorque, que há sete anos já investia no desenvolvimento de projetos arquitetônicos tridimensionais, por meio da impressora Objet Eden350 da Stratasys.

A Impressão 3D na Arquitetura.

O sucesso da experiência da empresa com esse recurso pode ser medido na relação com o cliente. A principal expectativa dos clientes nas reuniões com a empresa é a de ver os modelos, tocá-los e compreendê-los.  Isso porque com a impressão bidimensional, havia um esforço de interpretação e abstração por parte dos clientes, o que dificultava o entendimento do projeto principalmente para os profissionais que não são das áreas de construção e que tem pouco contato com o desenho técnico.

Os modelos, antes, eram feitos apenas no fim do processo de criaçãoe já não comportavam grandes mudanças. O cliente hoje, graças à impressão 3D, pode interagir com os modelos impressos a cada etapa do projeto que, por serem muito realistas, estimulam discussões, contribuindo muito para o processo de criação, garantindo a apresentação de um produto final com o qual todos estejam satisfeitos e do qual todos puderam participar.

Um cliente que compreende melhor o processo pode ajudara construir o projeto e essa interação é muito valiosa para a empresa. Investir em modelos arquitetônicos impressos em 3D facilita a comunicação, melhora a relação com o cliente e possibilita alterações a custos menores. Além disso, a impressão 3D, que dá ao designer o poder de produzir fisicamente o projeto com o qual está trabalhando, aproxima-o da etapa de execução do projeto, que antes ficava a encargo de outros profissionais com habilidades e competência para isso.

Confira um exemplo de impressão de maquete com uma impressora 3D.

Posts Relacionados

Acompanhe a LWT Sistemas

Categorias

Siga-nos no G+

Receba todas as Novidades em Primeira Mão

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATENDIMENTO E SUPORTE
+55 (11) 3232-0532