Impressão 3D de Nylon com fibra de carbono é realizada pela primeira vez pela GE Aviation

Impressão 3D de Nylon com fibra de carbono é realizada pela primeira vez pela GE Aviation

Impressão 3D de Nylon com fibra de carbono é realizada pela primeira vez pela GE Aviation

Muitas indústrias, estão se adaptando e utilizando a impressão 3D no seu dia-a-dia. É comum observarmos que novas aplicações estão começando a surgir em seus processos de produção.

A GE Celma, unidade da GE no Brasil que fica localizada em Petrópolis, deu um importante passo para o futuro da aviação.

Em julho, a GE, começou a utilização da Impressão 3D de Nylon com Fibra de carbono para auxiliar no processo de revisão e manutenção de peças e motores aeronáuticos.

Impressão 3D de Nylon com fibra de carbono

A utilização de Nylon com fibra de carbono possibilita a criação de protótipos funcionais, ferramentas e gabaritos com ainda mais qualidade, leveza e resistência.

Todo o processo é agilizado e conta com otimização de fluxos.

Além de toda a inovação no processo e na forma como ele ocorre, a GE ainda terá uma enorme economia de material e considerável redução de custos nos processos, o que poderá gerar uma economia de até 1 milhão de reais por ano.

Presente na GE Celma desde de 2015, a manufatura aditiva é utilizada para realizar a produção de dispositivos para jateamento, mascaramento, pintura, gabaritos e ferramental de geometrias complexas.

Impressão 3D de Nylon com fibra de carbono é realizada pela primeira vez pela GE Aviation 1

A utilização do Nylon 12CF FDM, um termoplástico que contem fibra de carbono forte e resistente o suficiente para poder substituir componentes metálicos, possibilitará a impressão de peças com alta resistência térmica e química.

Considerações da GE Celma

“Até o ano passado, utilizávamos o termoplástico ABS como matéria-prima e a aplicação era limitada devido as propriedades do material.

Com a utilização do Nylon reforçado com fibra de carbono, obtivemos excelentes propriedades térmicas, químicas e mecânicas”, explica Rodolpho Pereira, engenheiro de reparos e líder de manufatura aditiva da GE na América Latina.

A GE é referência mundial em manufatura aditiva, isso se deve ao fato de sempre acreditar e apostar em novas ideias e tecnologias.

Veja também:

3DEXPERIENCE & Rockwell Collins adota uso da plataforma Dassault

Conheça o primeiro carro voador a ser fabricado em série

Posts Relacionados

Compartilhe isso:
Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.