Impressão 3D no processo de fundição 3
07/06/2016

Impressão 3D no processo de fundição

Processo de Fundição

O processo de fundição é uma das formas de manufatura mais antigas da humanidade onde se vaza um determinado metal liquido em uma cavidade que possua a forma do produto final desejado. Este processo é largamente utilizado pela indústria devido a sua versatilidade e por ser um processo relativamente simples de se utilizar. Há diferentes técnicas e processos disponíveis para a fundição, mas para mostramos como utilizar e se beneficiar da impressão 3D no processo de fundição iremos focar este post no processo de fundição em caixa de areia.

Impressão 3D no processo de fundição 2

No processo de fundição em caixa de areia utiliza-se um modelo que tem a forma do produto final a ser fundido que é pressionando em uma mistura de areia (Caixa de areia) criando uma cavidade estampada onde o metal fundido é vertido por gravidade. Este processo funciona muito bem para produção de baixos volumes e com equipamentos automatizados, pode ser eficiente para a produção de altos volumes.

Neste processo, a fabricação do modelo padrão é muitas vezes muito difícil, demorada e cara. A forma mais comum é produzir os padrões em alumínio através de usinagem CNC. Os maiores problemas com essa forma de fabricação são o alto custo de produção e o longo tempo de espera. A probabilidade de problemas também é muito grande porque eventualmente há a execução errata por parte do fornecedor e também, em muitos casos, as falhas de projeto, o que faz com que o modelo em muitas vezes tem de ser refeito, o que aumentaria ainda mais o custo e o tempo de espera.

Impressão 3D no processo de fundição

Por causa dos problemas associados com a produção tradicional do modelo padrão, as fundições têm cada vez mais se interessado no processo de impressão 3D (também chamado de manufatura aditiva). Utilizando-se do processo de impressão 3D pode-se fabricar os modelos facilmente utilizando diferentes equipamentos e tecnologias como por exemplo as tecnologias FDM ou Polyjet, o que resulta às empresas uma economia expressiva no custo, trabalho e tempo reduzindo assim significativamente o “Time to Market” no desenvolvimento de novos produtos.

Impressão 3D no processo de fundição

Impressão 3D no processo de fundição

Para mais informações

Veja neste vídeo de forma bastante prática como utilizar a impressão 3D no processo de fundição:

Caso você queira se aprofundar sobre o tema, leia o White Paper em Inglês “FDM for Sand Casting”.

Contato LWT Sistemas

Conheça as impressoras 3D Stratasys e veja como elas podem ajudá-lo a reduzir seus custos e aumentar a performance de sua equipe. Agenda uma visita através do telefone (11) 3232-0532 ou se preferir utilize o nosso formulário de contato.

Veja também

Impressão 3D de moldes de Sopro

Impressão 3D de Dispositivos e Gabaritos

Impressão 3D de moldes para Injeção Plástica

Posts Relacionados

Acompanhe a LWT Sistemas

Categorias

Siga-nos no G+

Receba todas as Novidades em Primeira Mão

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATENDIMENTO E SUPORTE
+55 (11) 3232-0532