Impressora 3D no mundo dos games
20/01/2016

Impressora 3D no Mundo dos Games

As impressoras 3D vêm sendo constantemente aprimoradas, sobretudo nos últimos anos e por isso, cada vez mais vemos a Impressora 3D no mundo dos games. Essa tecnologia tem provado que é capaz de produzir diversos objetos e beneficiar diversos segmentos. Um dos seus grandes benefícios é o fato do equipamento criar tanto artigos mais simples quanto mais complexos de modo eficiente. Além disso, muitas vezes o processo acaba por reduzir custos e, consequentemente, tornar os itens mais baratos. Entre as áreas que têm aproveitado as inúmeras possibilidades oferecidas pela impressora 3D estão os jogos de videogame.

Impressora 3D no Mundo dos Games

Modelo impresso em 3D de jogo de tabuleiro. Peças impressas em diferentes cores, com pinos e peças.

Impressora 3D no Mundo dos Games

Por meio da chamada manufatura aditiva (nome técnico da impressão 3D) os desenvolvedores de games conseguem transformar a ação do jogo em algo muito mais imersivo. Ou seja, essa técnica altera a maneira que as pessoas interagem com a narrativa, bem como com os gráficos de uma obra. Isso porque as impressoras 3D estão bastante sofisticadas e podem fabricar partes dos cenários, das vestimentas ou dos personagens. Tanto no cinema quanto no mundo dos games, esse tipo de produção ajuda a visualizar o resultado final do projeto, pois também permite a elaboração de protótipos de diversos materiais.

Porém, é válido notar que não são apenas os videogames e demais meios eletrônicos que são afetados pelo estilo recente de impressão. Companhias consagradas no setor de entretenimento têm investido em efetuar jogos de tabuleiro, alguns inclusive já conhecidos pelo público, em versão 3D. Amplifica-se assim os aspectos lúdicos e educacionais das atividades a partir de cenas e peças altamente realísticas.

Impressão 3D e o Futuro da Indústria de Jogos

A versatilidade da impressão 3D é, sem dúvida, uma das características responsáveis por popularizar esse método entre profissionais de ramos distintos. Conforme o material utilizado para realização de um item (você consegue ver estar informações no post dos novos materiais para impressão 3D) sua finalidade poderá ser totalmente diferente. Entre os usos comuns para os gamers estão os colecionáveis, por exemplo, que empregam matérias-primas rígidas. No entanto, próteses para fantasias e até mesmo as com finalidade médica são viáveis graças à combinação de resinas com outras substâncias maleáveis como o nylon.

Cosplay de Metroid impresso em impressora 3D. Foto dividida em 3 partes. A primeira, mostrando o corpo inteiro do figurino, a segunda mostrando as ombreiras (bronze com detalhe preto) e a terceira mostrando o capacete (tons de vermelho com viseira verde limão e peitoral amarelo claro).

Ainda que seja uma aparelhagem considerada cara, a tendência é que o sistema se democratize. Como resultado, especialistas em jogos acreditam que as companhias menores terão boas chances de se destacar, como costuma acontecer quando há mudanças significativas de plataformas. Marcas já estabelecidas, às vezes, preferem estudar a resposta do mercado antes de se arriscarem em novos formatos.

Sendo assim, o consenso é que os frutos das impressões 3D na área de jogos em breve não estarão restritos às feiras especializadas em tecnologia. Nesse contexto, espera-se propiciar um grau de liberdade criativa sem paralelos para os desenvolvedores de games. Uma das previsões acerca do futuro das impressoras 3D é que elas darão mais mobilidade para o usuário, tendo em vista que os artefatos produzidos fazem com que o conteúdo não fique restrito às telas de um dispositivo como a televisão ou celular. Sendo assim, fica claro que a perspectiva de uma intersecção entre as impressões 3D e os jogos é vantajosa para o crescimento de ambas as indústrias.

Posts Relacionados

Acompanhe a LWT Sistemas

Categorias

Siga-nos no G+

Receba todas as Novidades em Primeira Mão

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATENDIMENTO E SUPORTE
+55 (11) 3232-0532