A LWT Sistemas estará presente e terá a destacada participação no evento TOM SP deste ano! Serão três dias dedicados a projetos que buscam soluções que eliminem barreiras e possibilitem acessibilidade às pessoas com deficiência aos bens, produtos e serviços em ambientes educacionais, culturais, de lazer, de trabalho e atividades cotidianas.

O evento, que acontecerá entre os dias 07 e 09 de novembro em São Paulo, é a segunda edição de uma iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo – SEDPD, que tem como objetivo principal a apresentação de projetos inovadores na área da Tecnologia Assistiva.

A Tecnologia Assistiva é fundamental para que pessoas com deficiência física, sensorial, intelectual ou múltipla e autistas possam, por meio de amplas possibilidades de serviços, equipamentos, práticas e recursos, terem qualidade de vida, autonomia, independência e participação social plena.

O TOM SP é um evento inspirado em um evento já realizado em Telaviv, o TOM Israel.  O nome TOM (Tikkun Olam Make-A-Thon) surgiu da expressão Tikkun Olam, usado no Mishná (obras do Judaísmo Rabínico) que refere-se à legislação social pública que protegia as pessoas que estavam possivelmente em desvantagem e, hoje, é associado ao trabalho de justiça social.

Assim como na primeira edição do TOM SP, em 2014, momento em que se reuniram especialistas de diferentes áreas de atuação, profissionais das áreas de tecnologia e reabilitação e pessoas com deficiência, neste ano, engenheiros, médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, designers, professores, profissionais de TI, arquitetos, estarão reunidos com um único objetivo: inovar na área de Tecnologia Assistiva.

De acordo com o site do evento, para a edição de 2015, poderão se inscrever estudantes, professores e pesquisadores de colégios, escolas técnicas, faculdades, universidades e centros de pesquisa de todo estado de São Paulo.

Para conhecer um pouco mais, confira o vídeo que apresenta o TOM São Paulo:

Nós da LWT Sistemas marcaremos presença no TOM SP 2015 como um dos Colaboradores. Apresentaremos nossas impressoras 3D Makerbot: a Makerbot Mini Replicator  e a Makerbot Replicator, que estarão à disposição para que todos conheçam as diversas opções de impressão na área de Tecnologia Assistiva.

Para exemplificar, apresentaremos uma mão robótica impressa com material termoplástico, que foi projetada para uma criança com deficiência, que permite desenvolver algumas movimentações essenciais, tornando sua vida mais autônoma e cheia de possibilidades. Esse importante projeto está sendo desenvolvido pela equipe da Profa. Dra. Maria Elizete Kunkel,
Engenharia Biomédica – Grupo de Pesquisa Biomecânica e Forense da Universidade Federal de São Paulo, Instituto de Ciência e Tecnologia.

1

Além disso, imprimimos em Polyjet uma réplica (3D) em tamanho real do quadro Abaporu, da pintora brasileira Tarsila do Amaral, com o intuito de proporcionar aos deficientes visuais a experiência de conhecer a obra a partir do tato.

1

Para a LWT Sistemas será um enorme privilégio participar como Colaborador em um evento grandioso e de tamanha importância para pesquisas na área da Tecnologia Assistiva, que beneficiarão crianças, jovens e adultos com deficiência.

 Para outros eventos que a LWT Sistemas irá participar acompanhe a nossa agenda

Veja também

A LWT Sistemas estará presente na LAB & Factory nos dias da DW

LWT Sistemas no Inova Sorocaba 2015

A LWT no Encontro de Usuários de CATIA

×