Estilista usou tecnologia Stratasys e consultoria da LWT, um parceiro Stratasys, para desenvolver e confeccionar colares; coleção que foi apresentada durante a São Paulo Fashion Week 2014 é só o primeiro passo deste criador – próximo desfile com peças impressas em 3D acontecerá em Paris, em outubro deste ano.

Colar Impresso em 3DManequim usando colar impresso em 3D na cor preta. Continue conferindo nosso post!!

A Stratasys Ltda. (NASDAQ: SSYS), líder global em impressoras 3D e soluções de manufatura aditiva, anuncia os resultados de sua colaboração com o estilista brasileiro Pedro Lourenço para aplicar tecnologia de impressão 3D à moda. Essa parceria gerou acessórios de moda impressos em 3D – peças que se tornaram um dos grandes destaques da São Paulo Fashion Week 2014 e marcaram a primeira vez em que essa tecnologia foi usada em uma coleção de um estilista brasileiro.

A coleção “Capsule Primavera Verão 2015”, de Pedro Lourenço, mostrou colares impressos em tecnologia FDM, numa impressora Stratasys Fortus250, em material plástico ABS. Após a impressão e validação da geometria, as peças foram finalizadas e pintadas nas cores escolhidas para compor a coleção. Alguns dos acessórios receberam, inclusive, um banho de ouro, ganhando o efeito luxuoso de uma joia. Para desenvolver e confeccionar essas peças, Lourenço e sua equipe contaram com o apoio da Stratasys e de seu parceiro de negócios, a LWT. Na Paris Fashion Week em outubro de 2013, Pedro Lourenço recebeu o prêmio Prix d’Excellence de la Mode, categoria “Most Promising Young Talent”.

Modelo usando acessório criado por impressora 3D. Acessório banhado, metade em ouro e outra parte na cor amarela.Modelo desfilando com acessório da coleção de Pedro Lourenço. Modelo usando sobre tudo preto, com clutch preta e saia branca.

Segundo o estilista, já faz algum tempo que ele tinha a curiosidade em explorar esta nova tecnologia. “Graças ao suporte que eu recebi da Stratasys e da LWT, eu tive a possibilidade de desenvolver minhas primeiras peças 3D”, comenta. “O que mostramos na São Paulo Fashion Week 2014 é apenas o começo de uma parceria em longo prazo. Pretendo seguir utilizando a tecnologia de impressão 3D em outros trabalhos”.

Um apaixonado por inovação, Lourenço detalha que em seu próximo desfile, que deve acontecer em outubro, em Paris, ele e sua equipe seguirão explorando as inúmeras possibilidades criativas da impressão 3D. “Estou interessado não apenas na estética como, também, na funcionalidade que esta tecnologia pode trazer ao usuário da moda. Acredito que através da impressão 3D poderemos encontrar novas formas de decorar e construir roupas”. Satisfeito com os resultados que conquistou ao utilizar a tecnologia Stratasys e os serviços LWT, Pedro Lourenço aposta na mudança que essa tendência está trazendo ao mundo da moda. “A revolução na indústria da moda a partir do uso de impressão 3D já está acontecendo e é melhor que os estilistas estejam preparados para fazer bom uso dessa tecnologia”, recomenda.

×