O DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS PERSONALIZADOS PERMITE IMPRIMIR PEÇAS PARA A INDÚSTRIA AEROESPACIAL QUE SÃO SEGURAS CONTRA DESCARGAS ELETROSTÁTICAS. O ESD PEKK É DISPONIBILIZADO, SOB DEMANDA, PELA STRATASYS ADVANCED MATERIALS

Por Scott Sevcik, diretor de Desenvolvimento de Negócios Aeroespaciais e Defesa da Stratasys

Depois que um satélite é lançado, se algo quebra, não há como consertar. Por isso há a necessidade de ter uma enorme confiabilidade em situações de ambiente extremo. As temperaturas podem variar de -150°C a 150°C dentro de uma hora, não existe fluxo de ar e as cargas eletrostáticas podem aumentar muito rapidamente. Uma descarga eletrostática pode danificar ou destruir equipamentos eletrônicos sensíveis, necessários para a operação do satélite, transformando uma peça muito cara em lixo espacial.

Esta caixa aviônica, impressa em 3D com o material ESD PEKK da Stratasys, pode dissipar o aumento de cargas elétricas sem depender de etapas de pós-processamento no preparo da produção da peça.

Todas estas condições ambientais extremas precisam ser planejadas e consideradas no projeto de uma nave espacial. As vantagens tradicionais da fabricação aditiva para a indústria aeroespacial – ou seja, redução de peso e liberdade criativa do design – levaram as empresas de naves espaciais e veículos de lançamento, a solicitar ajuda à Stratasys para operar nesses ambientes desafiadores com materiais impressos em 3D que podem suportar as temperaturas extremas do espaço, sem risco de uma descarga eletrostática.

Para atender à crescente demanda por soluções de materiais nas indústrias de alta complexidade, a Stratasys Advanced Materials trabalha em estreita colaboração com nossos clientes para desenvolver materiais que atendam desafios únicos. Para altas temperaturas, ambientes no espaço que são eletrostaticamente sensíveis e clientes eletrônicos, a Stratasys Advanced Materials desenvolveu um material termoplástico chamado ESD PEKK (dissipador poli-eter-eter-cetona). As propriedades do material ESD PEKK combinam a vantagem exclusiva das propriedades (ESD) de dissipação eletrostática do ABS-ESD7, propriedades térmicas e de superior resistência do ULTEMTM 9085 e a resistência química da resina de base PEKK para oferecer um material que proporciona mais rapidez na produção de peças multifuncionais e ferramentaria.

Com a necessidade de materiais que dissipam o acúmulo de carga eletrostática para prevenir danos aos componentes, as indústrias espacial e eletrônica recorrem a métodos de pós-processamento, tais como revestimento, pintura, e cobertura com fita condutora, para atender propriedades antiestáticas (ESD) quando se utiliza termoplásticos. A carga condutora do ESD PEKKA é projetada para eliminar tempo e despesas adicionais na etapa de pós-processamento, e permite que a peça possa ser utilizada diretamente da saída da impressora. Além disso, sua excelente resistência e tensão de ruptura a produtos químicos e altas temperaturas oferece estabilidade para a produção de peças que operam em ambientes extremos. A Stratasys tem realizado vários testes para promover sua adoção por clientes exigentes. A Stratasys também trabalhou em casos de uso iniciais para atender às necessidades específicas do cliente, tanto em terra quanto no espaço.

Este material foi desenvolvido pela Stratasys Advanced Materials para as necessidades específicas do cliente. A Stratasys Advanced Materials tem condições de desenvolver e compor uma enorme variedade de materiais adaptados às exigências específicas. Os Engineered Materials Programs (Programas de Materiais Projetados) através do Advanced Materials, como o projeto ESD PEKK, são oferecidos como um serviço aos clientes que buscam soluções para problemas de desenvolvimento de materiais complexos.

Como um material personalizado, o ESD PEKK não está disponível nos canais de venda tradicionais da Stratasys e pode ser adquirido somente através do Stratasys Advanced Materials. Atualmente o ESD PEKK está disponível para pedido personalizado para a Fortus 3D Production Systems pelo contato AdvancedMaterials@Stratasys.com.

Para explorar seu próprio programa de desenvolvimento de material personalizado e satisfazer seus desafios exclusivos de impressão 3D, entre em contato comAdvancedMaterials@Stratasys.com.

OBSERVAÇÃO SOBRE DECLARAÇÕES PROSPECTIVAS

As declarações neste post relacionadas às opiniões da Stratasys em relação aos benefícios que os consumidores vão experimentar usando o material de impressão ESD PEKK 3D e a expectativa da Stratasys sobre a disponibilidade do material são declarações prospectivas que refletem as expectativas e opiniões atuais da administração.

Estas declarações prospectivas são baseadas em informações atuais que são, por natureza, sujeitas a mudanças rápidas e até mesmo abruptas. Devido aos riscos e incertezas associados com os negócios Stratasys, os resultados reais podem diferir materialmente daqueles projetados ou implícitos por estas declarações prospectivas. Estes riscos incluem, mas não estão limitados a: risco de que os consumidores não percebam que as vantagens do material de impressão ESD PEKK 3D sejam as mesmas que a Stratasys apontou; risco de que as dificuldades técnicas imprevistas possam atrasar a disponibilidade do material de impressão ESD PEKK 3D; e outros fatores de risco apresentados sob o título “Fatores de Risco” no último Relatório Anual da Stratasys no Formulário 20-F, arquivado junto à Securities and Exchange Commission (SEC), em 3 de março de 2015.

A Stratasys não tem qualquer obrigação (e expressamente se exime de qualquer obrigação) de atualizar ou alterar suas declarações prospectivas, seja como resultado de novas informações, eventos futuros ou de outra forma, exceto se exigido pelas regras e regulamentos da SEC.

ULTEM™ é uma marca registrada da SABIC ou afiliadas ou subsidiárias.

Acompanhe sempre as noticias da LWT Sistemas

×