Novas profissões serão criadas a partir da indústria 4.0

Novas profissões serão criadas a partir da indústria 4.0

A partir dos avanços da Indústria 4.0, novas profissões estão sendo criadas para atuação nas mais diversas áreas e de diferentes segmentos.

Os dados, que pautam esta afirmação, constam em um estudo realizado pelo serviço nacional de Aprendizagem Industrial.

Entre os segmentos que serão beneficiados estão os setores automotivo, alimentos, maquinários, ferramentas, comunicação e de construção civil.

Novas profissões da indústria 4.0

No setor automotivo teremos Mecânicos de veículos híbridos, mecânicos especialistas em telemetria, Programador de unidades de controle eletrônico e Técnicos em informática veicular.

No setor de alimentos e bebidas teremos Técnico em impressão de alimentos, Especialistas em aplicações de embalagem para alimentos e Especialistas em aplicações de TIC para a rastreabilidade de alimentos.

Já na construção civil poderemos ter profissões como Integrador de sistema de automação predial, Técnico de construção seca, Técnico em automação predial, Gestor de logística de Canteiro de obras e Instalador de sistema de automação predial.

Novas profissões serão criadas a partir da indústria 4.0 1

Dentro do setor de máquinas e ferramentas teremos Projetistas para Tecnologias 3D, Operadores de High Speed Machine, Programador de ferramentas e Técnico de manutenção em automação.

No setor têxtil e vestuário encontraremos profissões como Técnico de projetos de produto de moda, Engenheiro em fibras têxteis e Designers de tecidos avançados.

Por fim, no setor de tecnologias da informação e comunicação, poderemos esperar o profissões como Analista de IoT(Internet das coisas), Engenheiro de cibersegurança, Analista de Segurança e defesa digital, Especialista em Big Data e Engenheiros de Software.

Integração virtual e física

Quando falamos de indústria 4.0 falamos também da integração do mundo físico com o mundo virtual.

Neste campo, abrangendo a internet das coisas, big data e a inteligência artificial.

Estamos criando novos padrões, produtos e formas de como produzir e comercializar, e claro que isso determina algumas mudanças no mercado de trabalho.

Novas profissões serão criadas a partir da indústria 4.0 2

A metodologia utilizada para mapear as novas profissões teve como base a realização de diversos painéis com especialistas, empresários, sindicalistas e integrantes do meio acadêmico.

O mercado atual exige cada vez mais profissionais conectados com as novas realidades e inovações tecnológicas. As inovações da Indústria 4.0 são referências para oportunidades de crescimento e inovação nas carreiras, tornando-se assim profissionais mais dinâmicos e muito além de simples colaboradores: Colaboradores 4.0.

Veja também:

O perfil do funcionário da industria 4.0

Conheça os 7 benefícios da automação industrial

Posts Relacionados

Compartilhe isso:
Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.