Um Novo Modelo para a Inovação na Manufatura 1
11/08/2016

Um Novo Modelo para a Inovação na Manufatura

Um Novo Modelo para a Inovação na Manufatura

O economista austríaco Joseph Schumpeter argumentou que as indústrias devem, incessantemente, revolucionar sua estrutura econômica a partir de seu interior. Eu interpreto essa declaração com o sentido de que os manufaturadores, especialmente na indústria High Tech (de alta tecnologia), devem continuamente esforçar-se para inovar com processos melhores ou mais efetivos, a fim de construir novos produtos.
Inovação é um atributo central para manufaturadores High Tech bem sucedidos, e impacta sobre todos os aspectos da economia do negócio, rentabilidade do negócio, design de produto, tecnologia, e as melhoras práticas da engenharia, sem mencionar o valor geral da marca.

Um Novo Modelo para a Inovação na Manufatura 1
A inovação na manufatura pode significar o uso da manufatura enxuta e de outras estratégias de redução de custos. Cada vez mais, isso significa automação e digitalização do processo de manufatura conforme caminhamos rumo à era da Fábrica Digital e da análise de grandes arquivos de dados. E, no cenário global atual, a inovação deve incluir a habilidade de replicar facilmente processos através de sites, para assegurar padrões de qualidade global mais altos e maior controle, visibilidade e sincronização através das operações.

Como você chega lá?

Um requerimento chave para a inovação global é um ambiente de produção unificado através de edifícios e espaços (facilities). Os manufaturadores High Tech que usam diferentes processos e sistemas de produção em seus vários edifícios, terão dificuldade para alcançar a inovação – efetivamente bloqueando todos os benefícios potenciais. Quando diferentes fábricas usam diferentes sistemas MES [Manufacturing Execution Systems – Sistemas de Execução da Produção], por exemplo, pode haver pouca agilidade, pois toda mudança torna-se um projeto de TI personalizado.

Um Novo Modelo para a Inovação na Manufatura 2

Inovação na Manufatura

É por isso que líderes da manufatura High Tech têm se movido em direção a sistemas unificados e padronizados, para que dessa forma, as mudanças no processo e a agilidade na manufatura possam ser alcançados com maior rapidez e facilidade. Em tal ambiente, operações de linha de produção [de chão de fábrica] podem ser unificadas através do Centro de Excelência, que pode então assegurar bases de manufatura comparáveis e mensuráveis em uma escala global. Como eles dizem, você não pode melhorar o que você não pode avaliar.
Avaliando a Inovação
A inovação pode (e deveria) ser medida em um nível organizacional. A implementação de soluções de inteligência de manufatura é geralmente justificada por esta função simples, como parte de uma busca do manufaturador de alcançar melhor visibilidade sobre as operações. A habilidade de avaliar é geralmente realçada quando compõe uma estratégia de inovação global, sustentada por uma tecnologia unificada.
Manufaturadores High Tech vão querer medir inúmeros aspectos de inovação, tais como medidas de negócios relacionados à rentabilidade, eficiência do processo de inovação, ou contribuição e motivação dos empregados. Valores a serem medidos podem incluir a receita de um produto novo, o gasto em pesquisa e desenvolvimento, tempo para o mercado, pontuação na qualidade para fornecedores, e crescimento em mercados emergentes.

Um Novo Modelo para a Inovação na Manufatura
O que é essencial é que a inovação esteja alinhada com a estratégia da empresa e a performance de manufatura global, a fim de assegurar o crescimento contínuo e o retorno do investimento. Um programa de inovação bem definido, combinado com uma infraestrutura de TI que sustenta a agilidade global, é essencial para os manufaturadores High Tech que querem competir e crescer em um molde sustentável, agora e no futuro.
Agora, há uma solução para maior visibilidade, controle e sincronização das operações. Visite a página da solução Flexible Production (Produção Flexível) e leia o flyer para descobrir o que uma plataforma flexível de produção global para manufatura pode fazer para seu empreendimento High Tech.

Veja Também:

Como surgiu e funciona a impressão 3D

Veja 10 dicas para uma implementação bem-sucedida de PLM

Documentação e Comunicação técnica 3D

Posts Relacionados

Acompanhe a LWT Sistemas

Categorias

Siga-nos no G+

Receba todas as Novidades em Primeira Mão

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATENDIMENTO E SUPORTE
+55 (11) 3232-0532