Perguntas frequentes de impressão 3D FAQ
05/07/2016

Perguntas frequentes de impressão 3D | LWT Sistemas

Veja neste post as respostas às perguntas frequentes de impressão 3D sendo respondidas por nossos especialistas e caso tenha alguma dúvida que não esteja respondida nesta lista entre em contato conosco que será um prazer respondê-la.

FAQ - Perguntas frequentes

Perguntas frequentes de impressão 3D – FAQ

1 – A impressão 3D é recomendada para produzir peças em série de baixa demanda para uso final?

Sim. Impressoras 3D são mais voltadas para baixa demanda, na casa de dezenas de peças. Com a tecnologia de impressão 3D Polyjet pode-se chegar à poucas centenas, por processo direito, ou produzindo o ferramental.

2- Qual tipo de material ou qual o material adequado para a finalidade automotiva?

Para este fim recomendamos na família FDMABS, PC (Policarbonato), ASA (ABS com proteção ao UV). Se for para ficar ao abrigo da luz, resinas da PolyJet como Durus e Rigur (simulam o PP) e materiais flexíveis.

3- É possível obter propriedades físicas, mecânicas e químicas e aspectos visuais similares a das peças plásticas que obtemos através de injeção plástica?

Utilizando os plásticos ABS, PC, ASA, são os mesmos plásticos que os utilizados na injeção, e por tanto, todas as propriedades mecânicas foram aferidas e são públicas.

4- Qual a precisão para detalhes e cavidades? É possível executar uma peça com parte da estrutura inclinada (sem base de apoio)?

Operando com termoplásticos a camada mais fina é de 0,177, com precisão dimensional de 0,0016mm/mm, ou seja, uma variação máxima de 1,6mm por metro. Paredes tão finas quanto 0,8mm. Isso também restringe cavidades, gravações e alto relevos mínimos.

Operando com a tecnologia de impressão PolyJet, a camada mais fina é de 0,014mm, com precisão dimensional de 0,008mm/mm, ou seja, uma variação máxima de 0,8mm por metro. Paredes tão finas quanto 0,6mm. Isso também restringe cavidades, gravações e altos relevos mínimos a essa medida.

5- Qual a dimensão máxima para impressão?

A Stratasys possui 24 impressoras e mais 4 impressoras 3D MakerBot, elas são classificadas de acordo com o tamanho máximo produzido de uma só vez e por número de materiais simultâneos ou não. A menor impressora 3D Stratasys é a Mojo, uma impressora FDM que possui um volume de impressão de 127 x 127 x 127 mm. A maior , a Objet1000 Plus, que trabalha com tecnologia PolyJet e tem volume de impressão de 1000 x 800 x 500 mm (39,3 x 31,4 x 19,6 pol.), e existe um universo de máquinas nesse intervalo. Agora o volume máximo de impressão não te restringe a fazer peças maiores que esse volume, os termoplásticos são capazes de aceitar até 6 formas de união, umas valorizando mais conservar o dimensional, outras conservando mais as propriedades mecânicas, pode ser cola bonder, cola epóxi, solda por ultrassom, solda por ar-quente (caneta3D), fixação mecânica ou união química, como reagentes que fazem a solda química da peça.

6- Qual a quantidade máxima e mínima de produção relativa ao tempo (por exemplo 15pçs/dia)?

A velocidade da impressora é de 150mm/s (a menor) a até 420mm/s (a maior), mas o que define a produção final é a geometria da peça, se a peça alterna muito de cabeçotes (entre material de modelo e suporte ou diferentes modelos – ABS, PC, etc). Pense que um copo plástico, feito de pé, na posição natural dele, pode levar meia hora para ser feito, e feito de ponta cabeça pode levar até 3 horas, isso se deve à necessidade de criar um segundo material que ajudará a sustentar e manter o fundo do copo, de ponta cabeça, plano.

7- Qual o preço médio e como é cobrado? Peso? Dimensões?

Há diferentes formas que os bureaus de impressão costumam cobrar pelos serviços de impressão 3D mas em geral o serviço é cobrado por hora máquina e valor por cm³ de matéria prima e material suporte.

8- É possível obter um orçamento para uma impressão 3D?

Sim, basta nos enviar um arquivo no formato STL para realizarmos o orçamento

9- Qual a extensão de arquivo que devo salvar o desenho para que ele possa ser impresso em 3D?

Todos os softwares CAD hoje são capazes de exportar arquivos no formato STL durante o projeto.

10- É preciso enviar projeto executivo detalhado para a conferência final de dimensões?

Ajuda bastante, já que o STL não conserva propriedades paramétricas, ao abrir um arquivo aqui, podemos ver suas medidas, por exemplo, um copo plástico com 200 de altura, 40 de diâmetro maior e 20 de diâmetro menor, mas não sabemos se essas unidades são milímetros, centímetros, metros, etc. apenas vemos as unidades. Em certos arquivos, como copos, podemos deduzir se o arquivo foi feito corretamente, mas peças que não conhecemos é difícil avaliar se ao arquivo está na escala correta.

11- Vocês trabalham com serviço de impressão 3D?

Temos três tecnologias de impressão 3D disponíveis para a execução de serviços de impressão 3D aqui na LWT, utilizando termoplásticos num processo conhecido como FDM em impressoras 3D Stratasys e MakerBot, e utilizando resina fotossensível num processo conhecido como PolyJet. Para mais informações veja nossa página de serviços de impressão 3D.

Contato

Caso você tenha uma pergunta que não esteja nesta lista de perguntas frequentes de impressão 3D, entre em contato conosco através do telefone (11) 3232-0532 ou se preferir utilize o nosso formulário de contato.

 

Posts Relacionados

Acompanhe a LWT Sistemas

Categorias

Siga-nos no G+

Receba todas as Novidades em Primeira Mão

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATENDIMENTO E SUPORTE
+55 (11) 3232-0532