Holanda inaugura ponte construída com impressão 3D
22/10/2017

Holanda inaugura ponte construída com impressão 3D

Ponte construída com impressão 3D na Holanda é inaugurada

As impressoras 3D estão cada vez mais presentes em diferentes áreas e já dominam a produção em diversos segmentos.

A construção civil é um importante exemplo do crescente uso da impressão 3D.

A Holanda inaugurou na última terça feira, 17 de outubro de 2017, a primeira ponte do mundo construída a partir de uma impressora 3D.

De início, a ponte será destinada ao uso de ciclistas, para posteriormente ser testada em outras possibilidades.

Ponte construída com impressão 3D

Ao término da obra, as autoridades locais foram as primeiras pessoas a atravessarem a ponte em bicicletas, aprovando com ânimo o importante projeto.

Theo Salet, da Universidade Tecnológica de Eindhoven, afirmou que a ponte não é muito extensa, mas é uma obra fantástica justamente por ter sido construída por uma impressora 3D.

A ponte tem cerca de 800 camadas e foi construída por concreto protendido e reforçado.

De acordo com a Universidade, toda a obra, desde o projeto até a finalização, levou certa de três meses para ser concluído.

Holanda inaugura ponte construída com impressão 3D

“Uma das vantagens de imprimir uma ponte é que se necessita muito menos concreto do que na técnica convencional, em que um molde é preenchido”, disse a instituição em seu site, acrescentando que “uma impressora deposita o concreto apenas onde é necessário”.

A ponte construída tem cerca de 8 metros e conecta duas estradas por cima de uma vala com alta quantidade de água. Foi construída com a colaboração da Bam Infra, empresa de construção que testou a ponte para certificar a segurança e capacidade de suportar até 2 toneladas.

O potencial da Holanda

A Holanda, assim como a China e os Estados Unidos, está na liderança quando o foco é a utilização de tecnologia de impressão 3D.

Destaca-se por utilizar de computadores e robótica para a elaboração e construção de estruturar a partir de projetos, ou seja, do zero.

Esses projetos iniciais são cada vez mais idealizados e realizados sem a utilização de métodos tradicionais, pois há grandes investimentos na inovação das formas de produção.

Um exemplo é a start-up holandesa MX3D, que já completou um terço da impressão de uma ponte de aço inoxidável e pretende concluir a construção em março, para então instalá-la sobre um canal de Amsterdã em junho de 2018.

Veja também:

Linha de produção virtual e real : Conheça a fábrica do futuro

Cada vez mais a montadora Ford vem ampliando o uso das impressoras 3D em suas operações.

Posts Relacionados

Acompanhe a LWT Sistemas

Categorias

Siga-nos no G+

Receba todas as Novidades em Primeira Mão

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATENDIMENTO E SUPORTE
+55 (11) 3232-0532