Modelo de arcada dentária impressa em 3D na cor bege. Dentes da parte inferior da boca posicionados na frente brancos.
22/12/2015

Impressão 3D de Próteses Dentárias

Há tempos aqui no blog, estamos explorando e mostrando para nossos leitores como o uso da impressora 3D vem sendo aproveitada e utilizada por diversas áreas. Hoje, não só profissionais de tecnologia estão fazendo uso deste tipo de impressão, especialistas estão utilizando técnicas avançadas de impressão 3D na medicina para compreender e estudar melhor casos de doenças que antes não poderíamos sequer imaginar que existiam. Assim, seguindo essas tendências, a impressão 3D logo proporcionará diversas melhorias para a vida do ser humano.

As próteses dentárias, por si só, já são uma tecnologia impressionante, mas com a chegada de novas técnicas, certamente a vida de quem precisa deste tipo de tratamento será muito mais fácil. A impressão 3D, por exemplo, têm alcançado grandes patamares em várias esferas do cotidiano, pois conseguem estar presentes desde o setor da engenharia e da arquitetura até o ramo da saúde, ajudando médicos a estudarem melhor alguns cases mais delicados e que requerem mais atenção, como no caso do cérebro que foi impresso em 3D.

Vários consultórios de dentistas já se valem das impressoras 3D para aperfeiçoar e acelerar o atendimento a pacientes que precisam de próteses. Outros benefícios incluem a precisão dos detalhes e a durabilidade do processo.

Modelos de Próteses dentárias saindo de impressora 3D. Mão puxando as próteses de dentro da impressora. Continue lendo nosso post.

Tecnologia que vem de fora

Existem países que já investem pesado na tecnologia das impressões 3D. Em Cingapura, por exemplo, é desenvolvido um trabalho pioneiro no chamado Centro Dental T32. Eles utilizam impressoras 3D para criar guias cirúrgicos que, frequentemente, são utilizados em procedimentos de implantes dentários, garantindo a precisão de posicionamento e profundidade dos implantes. Os guias cirúrgicos são semelhantes aos alinhadores ortodônticos, que se encaixam sobre os dentes remanescentes ou nas gengivas, no caso de pessoas que, no momento, ainda estão sem dentes. São utilizados furos de orientação para a colocação ideal das próteses dentárias.

É comum vermos os implantes dentários sendo encomendados em laboratórios terceirizados, contando com o envio de imagens, raios-X, tomografias, entre outros, para a confecção. Esse procedimento pode demorar dias, ou até semanas, dependendo do acordo que o consultório tem com a fabricante da prótese. Já com as impressões 3D, os guias cirúrgicos ficam prontos dentro de algumas horas. Além disso, a tecnologia das impressoras 3D permite que os cirurgiões de implantes dentários possam criar cópias exatas da mandíbula de um paciente. Desta forma, o planejamento do tratamento é muito mais eficaz.

Modelo de arcada dentária impressa em 3D na cor bege. Dentes da parte inferior da boca posicionados na frente brancos.

Simplicidade para todos

Se quem recebe as próteses tem muito mais facilidades e benefícios ao longo do tratamento, a mesma regra é válida para os profissionais dentistas. São necessários apenas três aparelhos para imprimir um novo dente. Através da utilização de uma câmera intraoral, toda a arcada dentária do paciente é filmada. Estes dados, então, são armazenados num computador que transmite essas informações para uma fresadora, equipamento que faz com que um bloco de porcelana se transforme no formato preciso da prótese a ser fabricada. Os implantes, então, são feitos com molde de gesso.

Não é mais necessário que o paciente permaneça indo e vindo do consultório durante dias, nem que seja obrigatório o uso de um implante provisório por determinado período. Todo o procedimento pode ser finalizado em cerca de uma hora, e o resultado final já é o dente novo.

Molde feito na cor azul de boca de paciente com 4 dentes impressos em impressora 3D.

As fresadoras 3D têm diversas vantagens, fazendo com que o tratamento dos pacientes seja incomparável. Muitos profissionais já estão levando em consideração a possibilidade de manter impressoras 3D em seus consultórios. Os equipamentos não ocupam muito espaço, já que medem cerca de 70 x 40 cm; e garantem um resultado altamente qualificado. Para que o dentista saiba como manusear corretamente o equipamento, o fabricante exige a realização de um curso com duas semanas de duração.

Separamos um vídeo que mostra exatamente como funciona a impressão 3D de próteses dentária. Confira!!

Posts Relacionados

Acompanhe a LWT Sistemas

Categorias

Siga-nos no G+

Receba todas as Novidades em Primeira Mão

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATENDIMENTO E SUPORTE
+55 (11) 3232-0532