Veja como se tornar um profissional para a industria 4.0
23/10/2016

Veja como se tornar um profissional para a industria 4.0

Veja como se tornar um profissional qualificado para os novos desafios da industria 4.0

A chamada indústria 4.0 , resultado da integração das tecnologias digitais aos processos industriais desde o desenvolvimento dos produtos até o uso, se insere no contexto das revoluções industriais como um novo período. Nessa era da manufatura avançada, a cadeia de produção se torna mais inteligente e autônoma, substituindo a relação entre o homem e a máquina, pela chamada comunicação Machine 2 Machine (M2M), que informatiza, integra e automatiza as diversas etapas da produção por meio de softwares e dispositivos digitais, reduzindo significativamente os custos e a margem de erros.

Veja como se tornar um profissional qualificado para os novos desafios da industria 4.0

O inevitável avanço desse modo de produção impacta de forma definitiva, não somente na cadeia de produção, mas especialmente nos modelos de negócio e no mercado de trabalho. Com a automatização de grande parte dos processos, muitos postos de trabalho tendem a desaparecer progressivamente, sobretudo aqueles que exigem menor qualificação. Por outro lado, as transformações geram demandas em pesquisa e desenvolvimento, criando novas oportunidades para profissionais com capacidades técnicas e conhecimento da variedade de tecnologias que está em jogo neste novo cenário. Isso significa que os profissionais das fábricas inteligentes devem conquistar diferentes habilidades para atender ao perfil do funcionário da indústria 4.0.

Na disputa entre o homem e a máquina por um lugar na cadeia produtiva e diante de um mercado que se torna cada vez mais competitivo e exigente, a formação é, sem dúvida, uma das principais armas a favor do profissional. Buscar cursos de capacitação para conhecer e operar os novos softwares e dispositivos é um investimento certo e urgente. De acordo com a primeira pesquisa nacional sobre a adoção de tecnologias digitais nos processos industriais, desenvolvida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) , em janeiro de 2016, quase da metade das 2.225 empresas brasileiras pesquisadas já utiliza pelo menos um tipo de tecnologia digital, com destaque para automação digital, prototipagem rápida ou impressão 3D e projetos de manufatura por computador CAD/CAM.

Fica evidente então, que a indústria 4.0 apresenta aos novos profissionais oportunidades de trabalho não só na operação para interconexão de dispositivos em rede, mas principalmente nas etapas de desenvolvimento, criação, avaliação e processamento de dados. Sendo assim, é um cenário que exibe um mercado favorável para quem se atenta às mudanças tecnológicas e quer se atualizar.

Veja como se tornar um profissional qualificado para os novos desafios da industria 4.0 1

Para os profissionais que desejam garantir um lugar ao sol nas tendências da indústria 4.0, a LWT tem uma solução! Graças à expertise em tecnologias 3D, que adquirimos em de mais de 20 anos de experiência, oferecemos  cursos e treinamentos de excelência em diversos módulos para conhecimento e aprofundamento em softwares tridimensionais de desenvolvimento (CATIA V5 e CATIA V6) e em impressoras 3D. Vale destacar que os cursos em CATIA são certificados oficialmente pela desenvolvedora Dassault Systèmes e pela LWT Sistemas. Em um mundo marcado por grandes avanços, e transformações, o conhecimento é o maior aliado.

Posts Relacionados

Acompanhe a LWT Sistemas

Categorias

Siga-nos no G+

Receba todas as Novidades em Primeira Mão

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATENDIMENTO E SUPORTE
+55 (11) 3232-0532