Televisão Dobrável mostrando imagem em alta resolução.
24/03/2016

Televisores dobráveis são um novo horizonte para o mercado tecnológico

Apresentada pela LG na CES 2016, a Televisão Dobrável poderá renovar e revolucionar a indústria televisiva em pouco tempo.

Se você possui uma Smart TV e está acostumado a assistir filmes e séries através dela, talvez já tenha sentido a necessidade de, em algumas ocasiões, ter a possibilidade de levá-la consigo para qualquer lugar. É certo que os notebooks e tablets oferecem uma praticidade enorme, porém assistir a um filme numa TV com tela grande é sempre uma experiência mais prazerosa. Pois bem, é bem provável que, dentro de algumas décadas, você possa carregar sua TV para onde quiser sem ocupar muito espaço.

Essa é a promessa do protótipo de Televisão dobrável apresentado pela sul-coreana LG na Consumer Electronics Show (CES) – a maior feira de eletrônicos dos EUA que ocorreu em Las Vegas entre 06 e 08 de janeiro deste ano. No evento, telas transparentes, designs ultrafinos e curvados marcaram a exposição dos novíssimos televisores que vem sendo produzidos atualmente, com a LG e a Samsumg destacando-se nesse mercado ao apresentar os resultados de seus trabalhos com a tecnologia OLED.

A mais recente inovação na fabricação de telas, o OLED oferece maleabilidade, leveza e menor consumo de energia. Seu funcionamento se dá por meio de materiais ultrafinos feitos de carbono, os quais, quando estimulados num campo eletromagnético, reproduzem luzes, brilho e contraste com uma qualidade admirável (para saber mais sobre essa tecnologia, veja o artigo do Techtudo).

Televisão Dobrável. Televisão da LG com visor dobrado mostrando programação para demonstração do aparelho.

A LG foi além na utilização do OLED para os televisores, expondo na CES 2016 de janeiro um protótipo de Televisão Dobrável de 55 polegadas extremamente flexível e portátil: ela pesa cerca de 1,9 kilos e pode ser enrolada. A empresa não deu muitos detalhes sobre o desenvolvimento dessa novidade, que vinha sendo divulgada na imprensa desde o ano passado, nem sobre a comercialização do produto nos próximos anos.

Por outro lado, mostrou que a melhoria do protótipo de Televisão dobrável é com certeza uma de suas prioridades: “Esperamos ter um protótipo maior no futuro próximo. Mas ainda estamos planejando o cronograma para um produto comercial”, disse KJ Kim, vice-presidente de marketing da LG Display.

Televisão Dobrável. Pessoa dobrando nova televisão apresentada pela LG na CES 2016.

A promessa de uma TV gigante e flexível pode renovar o mercado de televisores e mudar os hábitos dos consumidores. Imagine a possibilidade de guardar sua TV de 60 polegadas num armário, fixá-la no quarto ou na cozinha, onde e quando você quiser! Aqueles que pensaram que o mercado de TVs ficaria obsoletos no século XXI, certamente vão começar a rever suas perspectivas.

Veja Também!

LifeFuels – Nutrição com Tecnologia

Geladeiras Inteligentes – Internet das Coisas

Drones gigantes conseguem transportar seres humanos

JAQ – Aparelho que carrega o celular com água salgada

 

Posts Relacionados

Acompanhe a LWT Sistemas

Categorias

Siga-nos no G+

Receba todas as Novidades em Primeira Mão

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATENDIMENTO E SUPORTE
+55 (11) 3232-0532