Voando num drone gigante 1
03/04/2016

Drone gigante, capaz de transportar seres humanos

Drone gigante, capaz de transportar seres humanos.

A paixão pelos céus é tão inata no ser humano que parece não haver limites para a nossa disposição em inventar coisas que possam voar entre nuvens e pássaros. Desde o 14 Bis do brasileiro Santos-Dumont, as tecnologias para a fabricação de aviões avançaram enormemente e é possível que possamos tripular, ainda neste século, até mesmo os drones – aparelhos cujo controle, até então, era realizado por computadores e à distância. Mesmo com tantas funcionalidades, de filmar com qualidade paisagens pouco conhecidas a transportar encomendas, faltava ao drone uma potencialidade indispensável (pelo menos para alguns): a de transportar pessoas.

O “drone” tripulável ou “drone gigante” foi uma das novidades apresentadas neste ano na feira de eletrônicos norte-americana, a CES, chamando a atenção de visitantes e expositores. Ainda em setembro de 2015, porém, um corajoso e inventivo britânico já mostrava que “voar” num drone era algo possível: ele criou uma espécie de helicóptero individual, composto por várias hélices (ou pequenos drones), que poderia planar por alguns minutos longe do chão. O “The Swarm” (“O enxame”, nome bastante apropriado, porque o veículo realmente faz um barulho tremendo – veja o vídeo) é capaz de transportar até 150kg, mas não apresenta muita estabilidade para um “voo” de fato. De qualquer forma, o aparelho foi criado para seu próprio “divertimento”, segundo o inventor, que investiu cerca de 35 mil reais nesse “brinquedo”.

Voando num drone gigante 1

Voltando ao chão da CES de 2016, o “drone gigante” exposto em Las Vegas foi fabricado pela empresa chinesa Ehang e parece-se muito com um helicóptero, só que bem moderno e com capacidade de transportar apenas uma pessoa. A Ehang garante que pilotar o veículo é muito simples e seguro; aliás, de acordo com os fabricantes, nem seria preciso que as pessoas aprendessem a pilotar para controlar o Ehang 184, como o veículo foi denominado. Completamente computadorizado, o aparelho consegue decolar e voar por até 23 minutos, a uma velocidade de 100km/h, com apenas algumas configurações do tripulante. Ele apresenta dispositivos de segurança integrados, ar condicionado, luzes frontais e laterais, além de ter hélices dobráveis.

Voando num drone gigante

A ideia da Ehang é tornar o 184 uma solução interessante para o trânsito problemático das grandes capitais. Difícil é ter coragem para voar nesse drone futurista. À propósito, ninguém sabe se essa invenção realmente funciona, pois, apesar do vídeo de divulgação da Ehang, o veículo ainda não obteve autorização para transportar pessoas por aí. Mesmo assim, a empresa pretende colocá-lo à venda neste ano pelo menos na China, onde as restrições legais relacionadas ao trânsito aéreo são menores.

Posts Relacionados

Acompanhe a LWT Sistemas

Categorias

Siga-nos no G+

Receba todas as Novidades em Primeira Mão

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATENDIMENTO E SUPORTE
+55 (11) 3232-0532