As pessoas que seguem o universo da tecnologia e suas novidades, já devem estar sabendo que as impressoras 3D apresentaram inovações e diversos benefícios para a sociedade, principalmente na área da saúde (Confira nosso post sobre como a impressão 3D está ajudando a medicina). Para os que ainda não estão por dentro de todas as informações, vale ressaltar que este equipamento revolucionário e com um incrível potencial já foi usado para reproduzir órgãos humanos, para criar próteses (confira o caso da menininha Emma, que recebeu uma prótese criada por impressora 3D), construir casas e até para imprimir comida.

Agora, uma nova tendência no uso das impressoras 3D está beneficiando diretamente o mundo animal. O equipamento tem sido utilizado para ajudar a recuperar a qualidade de vida de animais silvestres e domésticos que foram vítimas de maus tratos ou acidentes. O objetivo é empregar a impressora 3D para criar próteses para animais, como bicos, cascos e outras partes amputadas.

Jabuti Fred, que foi citada no texto, caminhando sobre campo gramado. Casto impresso através de impressora 3D com cor similar a cor tradicional (cor bege).

Casos famosos de animais salvos por impressoras 3D

Um dos casos mais famosos e que comprovou a eficácia da impressora 3D na recuperação de estruturas animais, inclusive salvando vidas, é o do tucano que foi alvo de adolescentes criminosos na Costa Rica. Durante a ação, um grupo de menores arrancou o bico da ave. Muito ferido, o tucano não conseguia mais ter uma vida saudável e enfrentava dores e dificuldades para se alimentar. A ZooAve, um núcleo de recuperação animal do país, fez o resgate do tucano. A principal notícia transmitida pelo grupo de cuidados animais era de que o tucano só seria capaz de sobreviver com o auxílio de uma impressora 3D, que produziria uma prótese de um bico novo para a ave.

Tucano sem parte superior do bico. Confira nosso artigo!!

Outros casos que ganharam destaque mundial aconteceram nos Estados Unidos. O primeiro envolveu um pinguim que foi ferido, e outro envolveu uma águia, que também tinha sofrido maus tratos. Nos dois casos, as próteses feitas a partir de uma impressora 3D foram responsáveis pelo salvamento dos animais.

Outra iniciativa foi o salvamento de uma tartaruga da Turquia, que ferida por uma hélice de embarcação acabou com parte de sua mandíbula comprometida. Neste caso, a impressora 3D foi utilizada para criar uma prótese de liga de titânio para reconstruir a estrutura mandibular do animal marinho. A empresa responsável por essa ação foi a Btech Innovation.

http://www.youtube.com/watch?v=OuIM-vcMmd0

O desafio da nova tecnologia

Embora a impressora 3D auxilie na produção de próteses de animais, uma estrutura consideravelmente grande precisa ser montada para que os equipamentos fiquem prontos. No salvamento do tucano, por exemplo, quatro empresas tiveram que colaborar entre si para que a prótese se tornasse uma realidade. A boa notícia é que a impressora 3D foi capaz de mostrar um grande avanço nesse tipo de atividade.

As próteses para animais produzidas por impressoras 3D já demonstraram que são úteis para salvar a vida dos animais, porém elas ainda não são tão resistentes como as estruturas originais, o que impossibilita que eles retornem ao seu habitat natural. O tucano da Costa Rica, por exemplo, precisou ficar em cativeiro, recebendo periodicamente a visita de veterinários e cuidadores, além de especialistas em tecnologia, que monitoraram o desempenho da prótese. O grande desafio dos pesquisadores no futuro é criar próteses altamente resistentes para que os animais sejam capazes de voltar a ter uma vida livre na natureza.

 

Veja Também!

Impressão 3D salva vida dos animais

Manufatura Aditiva pode acabar com testes em animais

Implante respiratório de Impressora 3D salva vida de Bebê

Ilustração 3D ajuda no tratamento de Fobias

×