Dica CATIA V5 – Parâmetros e Metodologia

Você sabia que no CATIA V5 podemos criar modelos associativos, e mudando apenas alguns valores podemos alterar a geometria de um conjunto inteiro?

Abaixo nossa dica de hoje de Parâmetros e Metodologia

Criando relações entre arquivos (External Links) podemos gerar o que chamamos de design relacional, onde todas as peças de um conjunto tem suas principais características e interfaces controladas por um mesmo parâmetro.

Dica Catia V5 - Parâmetros e metodologia 4

Esses parâmetros podem ser definidos em uma das peças, ou diretamente no conjunto, onde se atribui um valor que pode ser utilizado diretamente ou com alguma operação matemática.

Dica Catia V5 - Parâmetros e metodologia 2

Outra forma de otimizar essas relações é utilizando a metodologia conhecida como Skeleton, onde temos uma única peça de interface de toda estrutura de um conjunto de grande porte, onde mudando o tamanho ou posição de algumas linhas podemos alterar montagens e interfaces de conjuntos grandes, como veículos inteiros ou até mesmo aeronaves.

Nas próximas semanas iremos mostrar aqui de forma prática os conceitos de esqueleto (Skeleton) e também como criar e modificar parâmetros e fórmulas no CATIA V5.

Esses são os principais assuntos abordados no curso Mechanical Design Expert (V5E) onde o foco é otimizar os recursos do CATIA V5 para reduzir retrabalhas e possíveis erros de projeto.

Se quiser saber mais, conheça nossos treinamentos de CATIA V5

E também fique atento a disponibilidade de nossa agenda de treinamentos e eventos.

Conheça o 3DEXPERIENCE

Imagine a inovação sustentável, em domínios tão amplos quanto a mobilidade do futuro, a transição energética, as ciências da vida e as cidades.

A plataforma 3DEXPERIENCE é uma plataforma de EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL. Ele fornece soluções de software para cada departamento da empresa, de marketing a vendas ou engenharia, o que permitirá criar experiências excepcionais ao consumidor como parte do seu processo de criação de valor.

Graças a uma única interface fácil de usar, promove EXPERIÊNCIAS DE SOLUÇÃO PARA A INDÚSTRIA, com base no design 3D, análise, simulação e software de inteligência em um ambiente colaborativo interativo. Está disponível no local e em um ambiente de nuvem pública ou privada.

Veja Também outras dicas!

Dica de CATIA V5 – O “SWEEP LINE”

Dica de CATIA V5 – Engenharia reversa

Dica de CATIA V5 – A Utilização do groove

Dica de CATIA V5 – A Função STIFFENER

 

×