Não é de hoje que a impressora 3D está sendo utilizada por empresas para criar peças a serem utilizadas para trazer benefícios para os animais e até mesmo para criar peças para aeronaves, como no caso da Airbus A350 XWB. Porém, mais do que nada, as impressoras 3D entraram definitivamente no universo da moda. Revolucionários, os equipamentos mudaram a forma como os designers de moda estão trabalhando ao redor do mundo e as aplicações da impressão 3D na moda estão surgindo no setor através de possibilidades que não eram sequer imaginadas há alguns anos.

A criatividade está ganhando mais força com o apoio da tecnologia, além do uso do talento com o enfoque para ganhar dinheiro e fazer os fãs de novidades ficarem muito satisfeitos com a maneira inteligente de apresentar novos produtos e tendências.

A impressão 3D na moda – Calçados

As impressoras 3D já estão auxiliando os designers na produção de calçados femininos sofisticados. A empresa Continuum, por exemplo, apostou na tecnologia para lançar uma linha moderna e inovadora de calçados, desenvolvida totalmente em equipamentos de três dimensões.

Para alcançar sucesso no projeto, a equipe responsável pelo trabalho preferiu utilizar borracha como matéria-prima dos calçados, que levam também em sua composição detalhes em couro. Os calçados conseguem imprimir exatamente a expectativa dos designers de moda, apresentando para o setor um novo status de perfeição, principalmente pela possibilidade de levar aos clientes um produto com elevado nível de personalização.

Confira no vídeo abaixo o desenvolvimento do calçado.

No caso da Continuum, as clientes podem solicitar um serviço individual dos designers, para que eles desenvolvam um calçado feito de acordo com a preferência de cada uma delas. As compradoras podem ir até o estúdio da empresa e, com a ajuda do designer, determinar a altura do salto, o material de revestimento, a divisão das cores e outros detalhes importantes.

Modelo usando sapato impresso em 3d na cor preta. Confira o nosso post.

Com a impressora 3D, a empresa consegue produzir um sapato absolutamente perfeito para a preferência de cada cliente. A empresa percebeu que este tipo de atendimento está atraindo muitas mulheres e pretende aumentar os investimentos para oferecer cada vez mais opções de personalização dos sapatos. O objetivo é oferecer 100% do calçado personalizável.

As impressoras 3D da Continuum conseguem implementar conforto e durabilidade aos sapatos, pelo preço médio de US$ 1.000 o par. E, como o serviço é feito On Demand, demora algumas semanas para ficar pronto.

A novidade chamou tanto a atenção das fabricantes que gigantes como a Nike e a Adidas já estão com a tecnologia de impressão 3D para produzir alguns modelos.

Nike investe em impressora 3D para chegar à perfeição.

Modelo de tênis impresso em 3D nas cores cinza e verde limão. Continue lendo nosso post!

A Nike apostou na impressora 3D para ter calçados com modelos novos, desenvolvidos especificamente para algumas atividades. A empresa percebeu que a aplicação da nova tecnologia gera rapidez no processo de produção, e apresenta um resultado mais interessante em termos de possibilidades em um curto espaço de tempo.

Um dos modelos que é desenvolvido com tecnologia 3D é o Super Bowl, feito com travas mais espessas, justamente para auxiliar na fixação dos atletas ao solo. Sua estrutura também foi reforçada para aguentar melhor o impacto do corpo dos atletas durante os giros com os pés no solo, movimento que gera grande pressão nos calçados. Confira abaixo a produção do tênis.


Adidas lança o seu primeiro modelo com uso da impressora 3D

A Adidas apresentou ao mercado a Futurecraft 3D, uma estrutura do tênis chamada de entressola, desenvolvida com o apoio da tecnologia 3D. O objetivo da empresa é lançar um produto inovador, com este material diferente e capaz de absorver com mais eficiência o impacto causado pelo peso do corpo.

Modelo de tênis impresso em 3D pela Adidas. Tênis com detalhes vazados. Continue lendo nosso post!

Desta maneira, o uso da impressora 3D permite a personalização da entressola, e a Adidas pretende distribuir no mercado tênis que atendam especificamente cada tipo de consumidor. A tendência é que, com a capacidade de projetar novidades com mais agilidade, as grandes empresas entrem no ramo da personalização de equipamentos no setor da moda.

A entressola Futurecraft 3D está sendo tratada ainda como um protótipo, mas, de acordo com o diretor de criação da Adidas, Paul Gaudio, deve servir de direcionamento para os próximos passos da empresa no setor de calçados.

De acordo com os designers da Adidas, em um futuro breve, os clientes poderão correr em uma esteira de uma loja Adidas para que o movimento de seus pés sejam escaneados e, assim, um calçado sob medida e que atenda rigorosos conceitos de moda seja entregue aos compradores. Confira abaixo a produção do tênis.

http://www.youtube.com/watch?v=3RucyZiPfjw

Uso da impressora 3D na confecção de roupas

Se a impressora 3D está revolucionando o setor de calçados, no caso das roupas o caminho é o mesmo. Estilistas inovadores e arrojados já estão usando o equipamento para produzir looks diferentes e ousados, com combinações próprias.

A criatividade é o carro-chefe desses designers de roupas modernas, que usam padrões geométricos para conseguir criar peças, como blusas que contêm detalhes que foram feitos através da impressão 3D.

Uma linha de roupas que levou o nome de Hard Copy, do estilista Noa Raviv, foi inspirada na tecnologia e na combinação das cores pretas e brancas em formas geométricas variadas, mas que combinam entre si. Em alguns casos, ele optou por usar uma cor mais forte para destacar os conjuntos, como é o caso do uso da cor laranja.

Modelos de roupas impressas em 3D. Continue lendo o post.

Na coleção criada pelo estilista, a impressora 3D foi um artifício fundamental para dar um toque diferente para as peças, que fizeram look perfeito com outras roupas mais leves, como saias discretas. O que mais chamou atenção foi, sem dúvida, a implementação de elementos de plástico nas peças feitas em impressoras 3D.

A tecnologia está, inclusive, mudando o conceito da roupa tradicional! O que seria “tecido” diante da possibilidade de criar roupas com materiais diferentes dos panos com os quais estamos acostumados?

A impressora 3D está modificando essa realidade das linhas e dos fios que estão nas roupas. Com o uso de um material conhecido como FilaFlex, Danit Peleg desenvolveu uma bela coleção de roupas extremamente modernas e diferentes, típicas de um mundo que mistura real e virtual.

O material é macio e confortável, e foi desenvolvido em uma impressora 3D caseira. No caso dessa produção de moda, as peças foram “impressas” de maneira separada e, posteriormente, foram coladas para dar forma aos looks.

Em uma produção de moda com estrutura de impressão 3D caseira, a estilista precisou de paciência, pois as 6 impressoras levaram 400 horas para reproduzir o material que estava na tela do computador.

Para saber mais sobre a impressão 3D na moda

Implante respiratório de Impressora 3D cura bebê.

Como a Impressora 3D mudará a forma de consumo

Evolução do Cinema com a Impressora 3D

Impressão 3D salva vida dos Animais

×