O Hoverboard está se tornando cool e vêm ganhando cada vez espaço no mercado.

Se um skate convencional raramente é visto como um meio de transporte, um hoverboard se parece menos ainda com um veículo individual comum. Os designs e as luzes LED desse novo aparelho sobre rodas acabaram por torná-lo um verdadeiro “brinquedo tecnológico” dos dias atuais, principalmente depois que algumas celebridades publicarem suas experiências com ele nas redes sociais (o jogador de futebol Neymar, por exemplo, postou um vídeo com seu hoverboard no ano passado).

Hoverboard: de transporte individual a “skate do futuro” 2

Na CES de 2016, a feira norte-americana de eletrônicos que ocorreu em janeiro, o hoverboard foi um dos atrativos à venda. Como mostrou Diego Kerber, repórter do portal UOL, o modelo mais conhecido de hoverboard – com rodas laterais e luzes LED frontais – se move com a inclinação e a pressão dos pés. Pode ser difícil se equilibrar logo de cara, mas o mecanismo de funcionamento desse veículo é simples: se você pressiona os pés para frente, ele segue o movimento e acelera; se você pressiona os calcanhares, o hoverboard volta para trás; e se você pressiona só um pé, o aparelho pode fazer um giro. Confira no vídeo abaixo como funciona o Hoverboard!

Esse modelo de hoverboard já está à venda no Brasil e os preços variam de R$ 2.000,00 a R$ 3.500,00.  Os aparelhos são recarregáveis, alguns suportam até 120kg e podem andar por cerca de 30km com uma velocidade de 15km/h (veja esses modelos aqui).

O mercado de hoverboards vem crescendo e se diversificando rápido. Recentemente, algumas empresas divulgaram modelos ainda mais parecidos com o skate do filme “De volta para o futuro”. Ainda em 2014, a HUVr apresentou uma prancha flutuante idêntica àquela que fez Marty McFly voar no famoso longa. Infelizmente para os fãs, o vídeo da empresa era apenas uma campanha de marketing.

Entretanto, de lá para cá hoverboards flutuantes também foram apresentados pela Hendo e pela Lexus: ambas mostraram protótipos que flutuam a uma pequena distância do chão através de forças eletromagnéticas. A Lenux também utilizou nitrogênio em gaseificação para fazer seu hoverboard “voar” – estratégia que tornou o efeito flutuante mais eficaz e até com ares de ficção científica (o aparelho libera uma “fumaça” pelas laterais!).

Já a Hoverboard Technologies divulgou um modelo em fins de 2015 que não flutua, porém é tão cool quanto os protótipos “voadores”: ele tem uma prancha semelhante à de um skate comum, mas com uma roda grande e arrojada no centro, além de luzes coloridas e diversas funcionalidades, como a de tocar música. Já é possível comprá-lo no site da empresa, mas preços são bastante salgados.

VEJA MAIS!

CES 2016 – Geladeiras Smart

Aparelho carrega Smartphone com água salgada – JAQ

Drone Gigante tem capacidade de Transportar Humanos

Televisores dobráveis garantem novo horizonte ao mercado tecnologico

×