A Internet das Coisas entre em ação através da modernização de refrigeradores inteligentes, através de gadgets e funções que vão muito além de “gelar o alimento”.

Ao falar sobre as artes na segunda metade do século XX, Hobsbawm traz uma citação de Terkel como epígrafe, da qual, fazemos um recorte:

Os grandes deuses brancos, as coisas que mantêm nossa economia em andamento – geladeiras, fogões, tudo que antes era de porcelana e branco –, agora são pintados. Isso é novo. Vem com arte pop. Muito bacana.”

Quando Terkel escreve essas palavras, já havia se passado meio século desde a criação das primeiras geladeiras domésticas. Hoje, se tomarmos o lançamento dos primeiros refrigeradores Kelvinator, em 1916, temos um século de história.

Antiga publicidade impressa de refrigerador criado pela Kelvinator.

Terkel se encantava com a arte pop, com as novas cores da geladeira. Hoje, podemos nos encantar com algo que, talvez, nem possa mais ser chamado simplesmente de refrigerador. Grande parte delas não é mais branca nem colorida, mas de inox. Ganharam altura, volume, divisórias inteligentes e tecnologia. E é sobre essa tecnologia que vamos nos debruçar para falar sobre a otimização do espaço, com praticidade e segurança.

Nas primeiras décadas do século XXI, dispensers variados, grades removíveis, prateleiras reguláveis, espaços próprios para ovos, latas e líquidos, entre tantas outras facilidades, tornaram-se comuns. Tecnologia inteligente para economia de energia também deixou de ser um diferencial para tornar-se um requisito. O que mais poderia ser feito por esses antigos deuses brancos, agora com novas roupagens? Como inovar mais uma vez, depois de tantos acessórios? Acessórios tecnológicos! Confira abaixo alguns exemplos dos novos refrigeradores da Samsung.

Com tantos gadgets sendo criados dia após dia, e tantas outras facilidades, as geladeiras não poderiam ficar para trás. Há um modelo que lembra os Jetsons: o Refrigerador Frost Free Duplex DT52X.

Imagine uma tela na porta da geladeira; agora, imagine se essa tela lhe dá acesso a diferentes programas alimentares desenvolvidos por uma nutricionista! E são criações como essas que têm transformado o significado da palavra acessório, que está deixando de ser algo secundário para tornar-se indispensável pela funcionalidade.

Em que medida uma geladeira pode auxiliar em nossas demandas cotidianas? Homens e mulheres cuidam da casa, da família, e trabalham longas jornadas fora, porém, mesmo as pessoas que se preocupam com a alimentação saudável, acabam precisando recorrer para lanches ou preparam algo sem ter a certeza de que é o suficiente ou correto, em termos de nutrientes.

Painel de geladeira moderna ligado com pessoa na frente apontado para o mesmo.

As geladeiras smart, facilitam parte das tarefas diárias ao apresentar sugestões diversificadas e balanceadas de cardápios – o perfil é determinado pelo usuário. Poderíamos pensar: diferentes cardápios e receitas podem ser acessados gratuitamente na internet hoje. Além disso, isso não é tão smart se a geladeira estiver vazia.

Aí está o ponto onde esses acessórios passam a se tornar indispensáveis: você pode programar o refrigerador para lhe enviar uma lista de compras. Ela chega ao seu smartphone, na rua ou no trabalho! E as sugestões das receitas tem como base esses ingredientes. São cardápios variados e personalizados, que levam em consideração o tipo de dieta escolhido previamente, com opções de refeições que vão da entrada à sobremesa.

Novas receitas são inseridas com frequência para garantir que não haja repetições e as suas receitas também podem ser registradas e até compartilhadas.

Internet das coisas - Geladeiras Inteligentes 2

Desde quando Iuri Gagarin disse “a Terra é azul”, a nossa consciência sobre os limites físicos deste mundo tornou-se mais clara. Já chegamos a 7,3 bilhões de pessoas! Mas não há com o que se preocupar. Muitas dessas pessoas vêm propondo soluções que alteram nossa relação com o tempo e o espaço, de forma funcional. Soluções inimagináveis até para grandes precursores como Gagarin.

Veja Mais!

Indústria 4.0

Aparelho carrega Smartphone com água salgada – JAQ

Drone Gigante tem capacidade de Transportar Humanos

Televisores dobráveis garantem novo horizonte ao mercado tecnologico

×