Paciente espanhol recebe primeira prótese de costela impressa em 3D do mundo para tratamento de câncer.

Você já deve ter ouvido falar sobre os avanços significativos que a tecnologia da manufatura aditiva agregou a medicina em nossas postagens, caso não tenha visto ainda, veja como a impressão 3D ajuda no avanço da medicina. Com o recurso já foram criados diversos tipos de próteses, elas aumentam a qualidade de vida dos pacientes e promovem diversos benefícios. Elas possuem menores chances de rejeição, com materiais confortáveis e anatômicos, como foi o caso que apresentaremos no decorrer do artigo, sobre o paciente espanhol que recebeu a primeira prótese de costela impressa em 3D.

Implante respiratório criado em impressora 3D cura bebe. Mãe de bebe sorrindo para ele em quarto de hospital. Bebê sorrindo para mãe com roupinha listrada de branco e verde água.
Implante respiratório de impressora 3D cura bebê – Clique na imagem para ver o artigo completo.

Um dos casos mais impressionantes é o de um paciente da Espanha, que recebeu a primeira prótese de costelas feita em impressora 3D. O caso foi revelado pelo Hospital Universitário de Salamanca. Um senhor de 54 anos foi diagnosticado com sarcoma – um tipo de câncer que afeta tecidos e ossos específicos.

No caso desse paciente espanhol, o tumor atingiu a caixa torácica e ele teve que ser submetido a uma cirurgia para a remoção dos ossos afetados, no caso parte das costelas do lado direito. Com a ajuda dos médicos e da tecnologia da impressão 3D ele passou a ter uma opção para obter de volta a qualidade de vida, uma prótese 3D feita exclusivamente para a sua estrutura óssea.

A estrutura óssea que fora removida do paciente na Espanha tinha um formato muito particular. Assim, os médicos do Hospital Universitário de Salamanca logo perceberam que seria extremamente difícil criar uma prótese que não fosse rejeitada pelo organismo do paciente e que encaixasse perfeitamente. E então tiveram a ideia de recorrer à impressão 3D, sabendo dos avanços que a tecnologia tem trazido para a área médica.

Utilizando exames de tomografia computadorizada de alta resolução, experts de um laboratório de pesquisa da Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO), da Austrália, imprimiram o protótipo 3D a partir da estrutura óssea removida do paciente.

Foi criada uma prótese feita de titânio que substituiu a estrutura removida com as medidas específicas para o encaixe. As costelas artificiais ganharam extremidades abertas e foram fixadas nos ossos do paciente.  A prótese de costela foi desenvolvida em poucos dias, o que foi crucial para salvar a vida do senhor espanhol.

Prótese de Costela impressa em 3D para paciente com câncer
Prótese de costela impressa em 3D para salvar paciente com câncer.

O molde da prótese de costela impressa em 3D foi desenvolvido pela empresa australiana Anatomics que enviou o projeto para ser impresso pela impressora 3D avaliada em U$ 1,3 milhões da CSIRO. Duas semanas depois, de acordo com informações do hospital, o paciente continuava a se recuperar. Sem dúvidas, esse foi mais um caso em que a prótese impressa em 3D salvou uma vida.

Universidades e hospitais estão estudando novos materiais e novas estratégias para criar próteses ainda mais realistas e efetivas para os pacientes, como por exemplo o caso da menininha que recebeu próteses para conseguir movimentar seus braços (Magic Arms).  A tendência é que a tecnologia evolua cada vez mais e esteja presente em boa parte dos hospitais nos próximos anos.

Confira abaixo o vídeo sobre a empresa que criou o modelo da prótese de costela para o paciente.

Veja também

Impressora 3D cria tecidos e músculos Humanos

Impressão 3D salva vida dos Animais

Ilustração 3D ajuda no tratamento de fobias

Ovários impressos em 3D: A esperança para a infertilidade

Impressão 3D de biomodelos salvando vidas humanas

Impressoras 3D criam músculos e tecidos humanos

Tecnologia Assistiva e a contribuição da impressão 3D

Eventos relacionados

LWT Sistemas participará do TOM SP 2015

×