Projeto OTTO – Caminhões que fazem entrega sem motorista

Automóveis autônomos são cada vez mais realidades do nosso tempo.

Além dos carros da Google e da Volvo que estão se preparando para a “condução” do futuro, a OTTO é uma startup que cria caminhões de carga sem a necessidade de motoristas.

Dia 25 de setembro foi a primeira vez que o caminhão da OTTO, Start-Up comprada pela Uber, fez uma entrega de 45 mil latas de cerveja e percorreu cerca de 200 kilometros até Colorado Springs, onde efetuou a entrega.

O Caminhão da OTTO saiu de Loveland Colorado pela manhã, passou por Denver onde havia outros automóveis convencionais na estrada e navegou até Colorado Springs.

A publicidade por trás do OTTO

Como importante estratégia de publicidade, a OTTO promoveu esta primeira entrega em parceria com a marca de cerveja Budweiser.

Projeto OTTO - Caminhões que fazem entrega sem motorista

A OTTO não se manifestou quando haverá uma outra entrega oficial pelo caminhão autônomo, entretanto em 2017 planeja realizar outras viagens com seu caminhão autônomo.

https://www.youtube.com/watch?v=Qb0Kzb3haK8

Há planejamento para aumentar a frota de 6 para 15 caminhões a partir do ano que vem(2017).

Já a Uber está determinada a investir cada vez mais em automóveis autônomos, para a empresa ,no futuro passageiros irão utilizar carros da franquia sem a necessidade de pilotos, informaram que já possui alguns modelos de teste.

A aquisição da OTTO foi mais um passo para seus projetos ambiciosos, eles acreditam também que trens e caminhões de entrega sejam substituído por robôs sem a necessidade de motoristas.

E o futuro das profissões?

A grande pergunta que todos fazem é: e como ficarão os caminhoneiros?

Hoje estima-se que há um déficit de cinquenta mil caminhoneiros qualificados para atual demanda de motoristas de carga.

O mercado de transporte vem crescendo e com isso a falta de profissionais qualificados vai aumentando.

O caminhão autônomo não pretende acabar com a profissão do caminhoneiro, até que o caminhão não precise de nenhum motorista temos um longo caminho pela frente, por enquanto por mais que tenhamos um caminhão que se locomova sozinho, precisamos de um supervisor dentro dele para situações de emergências.

No futuro as profissões podem sofrer adaptações, mas dificilmente será totalmente substituída por robôs ou qualquer forma 100% automática.

A OTTO em contrapartida,  prevê que diminuirá perceptivelmente o número de acidentes nas estradas por caminhões e automóveis, uma vez que 94% dos acidentes em estradas ocorrem por erros humanos segundo NHTSA(Administração Nacional de Segurança de Tráfego nas Estradas).

Com certeza teremos muitas mudanças em nosso cotidiano com a chegada das novas tecnologias, cada dia que passa mais invenções são criadas e propostas para se encaixar em nossas vidas.

Devemos nos preparar para ver um futuro muito mais intuitivo e conectado na próxima década.

Veja Também:

Solar Impulse 2 faz uma volta ao mundo com energia solar

As 5 grandes vantagens da impressão 3D para revolucionar a industria

 

×