Graças à tecnologia que a impressora 3D Stratasys Polyjet disponibiliza, possibilitam aos usuários, cirurgiões do Hospital Universitário (CHU), localizado na França, conseguiram identificar tumores renais por meio de modelos 3D impressos.

A tecnologia da impressora 3D Stratasys Polyjet

A Stratasys é uma empresa pioneira em soluções de impressão 3D. Graças a sua tecnologia de impressão 3D em resina e sua grande variedade de materiais, as impressoras 3D Stratasys conseguem atender praticamente todas as áreas da indústria.  Desde a área automotiva e aeroespacial até a área médica.

Um dos materiais que está salvando vidas em na medicina é o “VeroClear”, um material translucido.

Com este material fornecido pela Stratasys, é permitido imprimir objetos e enxerga-los internamente.

No caso desse Hospital da França, o objeto em questão, são rins que podem salvar a vida de muitos pacientes.

Impressoras 3D Stratasys: auxiliam cirurgiões na identificação de tumores 1

Impressoras 3D Stratasys Polyjet revolucionando a medicina

Graças à tecnologia avançada das impressoras 3D Stratasys Polyjet, a medicina consegue fazer coisas incríveis e ampliar as possibilidades de salvar muitas vidas.

Um dos grandes diferenciais é o trabalho realizado que por meio de ressonâncias magnéticas possibilita obter um 3D de órgãos imprimíveis. Através desse processo é possível identificar avarias nos órgãos antes do médico realizar alguma cirurgia ou operação de grande risco.

É possível identificar, por exemplo, estruturas abaladas, câncer localizado e diversas informações cruciais para a operação. E até mesmo fazer uma pré-cirurgia no órgão impresso, aumentando as chances de sucesso na cirurgia final.

Com órgão impresso com extrema precisão, o médico já tem uma visão prévia do desafio que  será o procedimento e se preparar melhor.

Identificando os tumores renais

Graças a utilização do material transparente “VeroClear” utilizada na impressora Stratasys Objet500 Connex 3, os médicos conseguem ter uma visão mais aprofundada do órgão em questão.

No caso do rim dos pacientes o material transparente “VeroClear” permite os médicos a verem o interior do RIM e saber identificar a profundidade e onde o tumor reside.

Também graças a esse material, conseguem identificar as artérias e as cavidades que coletam urina, podendo perceber se alguma artéria está tocando o tumor. Então, o rim é impresso com 3 tipos de materiais para compor o melhor modelo:

Dessa forma, com um modelo quase que exato do próprio RIM os médicos conseguem ter uma visão 360 graus do órgão em suas próprias mãos.

Médicos que já utilizam a tecnologia afirmam que a única coisa mais precisa do que o órgão impresso pelas impressoras 3D Stratasys é o próprio órgão do paciente.

Impressoras 3D Stratasys: auxiliam cirurgiões na identificação de tumores

Veja Também:

As tecnologias 3D são aliadas na academia médica 

Modelos Vasculares impressos em 3D e seus beneficios

 

×