Computador Watson é um supercomputador com inteligência artificial que foi criado pela IBM.

Ficou famoso após conquistar vitória no “jeopardy”, um jogo de perguntas e respostas contra 2 seres humanos.

Hoje em dia o Watson usa sua inteligência artificial desde o diagnóstico de câncer até análises financeiras.

Computador Watson dentro de hospitais

Depois que o Watson passou a ter uma nova função, será responsável por analisar históricos médicos e se manter sempre atualizado sobre pesquisas cientificas.

Sendo assim, o Watson consegue auxiliar os doutores da “Wellpoint”, hospital em que o Watson “trabalha”, para identificar problemas com os pacientes.

A IBM garante que o Watson é capaz de analisar 200 milhões de páginas de dados e responder qualquer questão com precisão em menos de três segundos.

Computador Watson da IBM já é aliado na área médica

A grande vantagem do Watson na área médica

O que se pode afirmar como maiores vantagens do Watson na área médica é a sua precisão e a quantidade de dados que pode processar e repassar.

Imaginem todas as informações a respeito de um histórico de um paciente, problemas anteriores, sintomas, casos similares, histórico familiar, etc. Todas essas informações podendo ser acessadas a partir dos recursos analíticos do Watson.

Com o conhecimento clínico e a literatura médica salvos em sua memoria e sendo possível análises rápidas de precisas por meio do computador será uma valiosa ajuda para diagnosticar o paciente e até orientar um tratamento.

Para poder gerenciar as informações e pesquisar entre seu banco de dados o sistema utilizado pelo Watson é o DeepQA.

Além disso tudo, o Watson é capaz de compreender a linguagem humana para poder aprimorar cada vez mais a qualidade de seus resultados.

Em um futuro onde essa tecnologia estará mais presente e disponível para a maioria das pessoas, poderá ser possível até viver por mais tempo com um diagnóstico cada vez mais rápido e eficaz.

Veja também:

Você sabe o que significa internet das coisas?

Intel desenvolve computador de bolso em forma de cartão

×