Produção de ferramentas com impressão 3D : “Sacrifical Tooling”

A impressora 3D tem diversas utilidades para a indústria em geral,desde a automotiva até a aeroespacial.

Há diversas utilidades para uso a partir do do chão de fábrica, por exemplo, a utilização em diferentes estilos de moldes, braços de robô e até mesmo a substituição de algumas ferramentas.

Produção de ferramentas complexas em materiais específicos

Geralmente, para preparar ferramentas ocas de estrutura compósitas complexas, por exemplo, há sempre dificuldades singulares na fabricação.

O processo exige até mesmo um “sacrifical tooling”, ou seja, uma ferramenta descartável que é utilizada apenas uma vez e será quebrada ou removida por lavagem.

Para realizar esse “sacrifical tooling” são utilizados alguns materiais como:  eutéticos, cerâmica, uretanos fundidos e outros materiais semelhantes.

Essas opções apresentam diversos desafios, dentre eles, a dificuldade no manuseio devido a fragilidade.

A solução da impressão 3D em ferramentas

Graças à tecnologia de impressão 3D é possível criar geometrias em materiais  dissolvíveis.

Embora esses materiais tenham sido desenvolvidos para servir como estrutura de suporte para permitir a impressão de geometrias altamente complexas, fornecedores de OEMs e fornecedores diretos das indústrias automotiva e aeroespacial têm utilizado suas propriedades únicas de dissolução para mandris descartáveis.

Produção de ferramentas com impressão 3D : "Sacrifical Tooling" 1

As possibilidades da impressão 3D

As ferramentas impressas em 3D oferecem aos fabricantes e indústrias uma alternativa rápida e fácil de utilizar.

Essa tecnologia além de ser altamente intuitiva é extremamente econômica, tendo em comparação os processo convencional de ‘sacrifical tooling’.

As primeiras empresas que que adotaram esse tipo de tecnologia dentro de seus polos industriais já conseguiram obter resultados e benefícios rapidamente.

A impressão 3D possibilita grande vantagem competitiva com uma infinidade de utilidades  para a área de ferramentaria, incluindo a criação de moldes.

Podemos observar que a impressão 3D tem mais utilidades  que a maioria das pessoas conhecem, podendo auxiliar em inúmeras etapas da produção.

A impressão 3D apresenta muito mais utilidades para além do que a maioria das pessoas conhecem. Para indústrias, auxiliam em inúmeras etapas de produção, facilitando e acelerando processos.

Veja também:

Ford inova em linha de montagem com impressoras 3D

Personalização em larga escala no setor automotivo

×