Conheça a impressora 3D de aço inoxidável

Apesar dos avanços tecnológicos, promovidos pelas grandes empresas de prototipagem rápida,  focados na manufatura aditiva, ainda há desconfiança por parte da indústria sobre a impressão 3D de metais.

O grande receio da indústria é de que as peças de metal fiquem quebradiças pelo processo de impressão.

Apesar desse ceticismo,  China , Reino Unido e  Suécia  realizaram pesquisas e desenvolveram projetos para poder quebrar esse tabu.

Conheça a impressora 3D de aço inoxidável

“A técnica de impressão em 3D é conhecida por produzir objetos com formas anteriormente inalcançáveis, e nosso trabalho mostra que ela também oferece a possibilidade de produzir a próxima geração de ligas estruturais com melhorias significativas na resistência e na ductilidade,” , disse o professor Leifeng Liu, coordenador da equipe de desenvolvimento do projeto.

Na metalurgia, afirma-se que resistência e ductilidade são propriedades definidas como antagônicas.

Por isso, a otimização das duas propriedades ao mesmo tempo revela o potencial revolucionário para a indústria.

A equipe do professor Leifeng demonstrou sua técnica usando um material nobre: uma liga de aço inoxidável que é largamente utilizado na indústria.

Esse importante avanço foi possível graças à incorporação à impressora 3D industrial de um sistema de resfriamento ultrarrápido, que baixa a temperatura do material a uma taxa teórica de 100 milhões de graus Celsius por segundo – até agora só se havia alcançado algo em torno de 1.000 ºC por segundo.

Um poderoso resfriamento

Esse avanço tecnológico com a prototipagem rápida de metais foi possível graças a incorporação de um sistema de resfriamento ultrarrápido na impressora 3D.

O aço é arrefecido de forma tão veloz que atinge um estado de não-equilíbrio, permitindo uma cristalização de microestruturas.

São as nanoestruturas que são responsáveis pela melhoria das propriedades mecânicas das peças resultantes.

Conheça a impressora 3D que imprime em aço inoxidável

O poder da inovação

Mais uma vez somos surpreendidos com o poder da inovação e como consegue trazer grandes melhorias para a indústria e para nosso dia a dia.

Esse grande trabalho realizado pelos pesquisadores, irá permitir novos projetos e será possível inovar ainda mais com ligas a partir de novas propriedades ultra mecânicas.

Além disso tudo, auxiliará a impressão 3D a se consolidar cada vez mais como uma tecnologia extremamente necessária para a indústria e como está criando uma nova cultura inovação e impressão 3D

Veja também:

Impressão 3D em 10 segundos | Conheça a impressão 3D volumétrica

Qual a diferença entre manufatura aditiva e subtrativa?

×