Fábrica Inteligente da Pirelli | Conheça as tecnologias

A Pirelli inova em seu chão de fábrica, trabalhando com uma metodologia de um centro de comando inspirado em um cockpit da Fórmula 1.

A fornecedora de pneus para grandes marcas como Ferrari e Mercedes, a empresa italiana trouxe uma linha “Smart” para o chão de fábrica, que é muito similar a um centro de comando da Formula 1.

Seu cockpit é um dos mais modernos em termos de gestão e captação de dados nas fabricas da américa latina.

Fábrica Inteligente da Pirelli

A partir de grandes telas eles conseguem receber dados em tempo real de 50 maquinas e de comandos de trabalho de 900 Funcionários que atuam na fábrica baiana.

Utilizam a tecnologia de “Nuvem” para armazenar os dados recolhidos e também utilizam o sistema de “Machine Learning” que processa as informações que foram recolhidas.

Assim eles conseguem processar as informações que foram recolhidas e cria-se um monitoramento da produção em tempo real.

O chefe de produção da Pirelli afirma que agora eles conseguem deslocar recursos e priorizar as próximas ações, sabem aonde o problema vai ocorrer e como podem evita-lo.

Além de um ganho em eficiência operacional, a digitalização dos processos gerou métricas mais inteligentes, o que auxilia na redução de tempo de manutenção de equipamentos.

Antes os funcionários precisavam ir pessoalmente até a oficina para ver se a peça existia, agora todas as informações estão no sistema, o que agiliza todo o processo.

Tecnologias na fábrica inteligente

Com a utilização do Big Data,Machine Learning e computação em nuvem, a Pirelli deseja trabalhar de forma mais próxima as montadoras.

Hoje, a empresa já consegue criar protótipos digitais de pneus, testá-lo e oferecer às clientes, antes da produção ser colocada em prática.

A Pirelli encampa o discurso de quer vender não só um pneu, mas também tecnologia.

“Hoje já sabemos o carro que a Mercedes irá lançar em 2021 e estamos desenvolvendo tecnologia específica para isso”, diz Sala.

Veja Também:

Linha de produção virtual e real : Conheça a fábrica do futuro

Internet Industrial das coisas ( IIOT)

×