Luva Ultraleve que gera sensações ao tocar em objetos virtuais

Conheça a luva que permite sensações ao toque em objetos virtuais, luva permite tocar em objetos virtuais como se fossem do mundo real.

Desenvolvedores e engenheiros de tecnologias e softwares buscam a criação de tecnologias que possam permitir a manipulação de objetos virtuais como se fossem dentro da realidade, isso em combinação com uns óculos de realidade virtual poderia trazer uma imersão extraordinária.

Uma escola politécnica e um instituto de tecnologia da Suíça estão dando grandes passos para que essa tecnologia seja cada dia mais realidade

A Luva Ultraleve Háptica

A criação de uma luva Háptica que é extremamente leve, pesa menos de 8 gramas para não atrapalhar a experiência e também consegue trazer um feedback realista dos toques.

A luva Háptica é pode gerar até 50 newtons de força de sustentação para cada dedo gastando pouco menos de alguns miliwatt de potência.

Isso significa que a luva consegue funcionar com uma micro bateria e que somando com uma espessura de 2mm, a luva pode trazer um nível extremo de precisão e liberdade de movimento.

É a primeira vez que é criado um protótipo com tanta usabilidade para esses fins, o que antes parecia impossível está cada vez mais perto de se tornar realidade.

Simulando Sensações

A luva é chamada de Dextres, feita com nylon e também com tiras de metal elásticas que passa pelos dedos, as tiras são separadas por um isolante muito fino.

Quando o dedo do usuário da luva entra em contato com um objeto virtual, o controlador consegue aplicar uma diferença de tensão elétrica entre as faixas de metal fazendo com que elas se unam por atração eletrostática, produzindo uma força de frenagem que tende a retardar ou bloquear o movimento do dedo.

Quando a tensão é removida as tiras de metal deslizam suavemente e o usuário pode mover seus dedos livremente.

Esse processo tecnológico que parece simples consegue permitir que o desenho no ambiente de realidade virtual consiga servir de parâmetro de controle da movimentação dos dedos, simulando a sensação de estar realmente tocando aquele especifico objeto.

Essa Luva Ultraleve além de ser útil para os jogadores de videogames que atualmente é o maior mercado, essa luva tem grande potencial para área médica,aonde será possível fazer o treinamento de cirurgiões.

Veja também:

Desenvolvimento de próteses faciais com a impressão 3D da Stratasys

A inteligencia artificial nos tempos atuais 

×