Os Benefícios da impressão 3D de metal para a indústria

A Impressão 3D vem trazendo grandes benefícios dentro da indústria em diversos segmentos, além de impressora 3D que trabalham com material plástico e de resina, podemos ver um crescimento por parte das impressoras 3D focadas em metais.

Algumas Startups e empresas estabelecidas já estão trabalhando com impressoras 3D para melhorarem sua produtividade dentro da organização e também para realizar serviços de impressão 3D.

A expectativa é que a receita anual do setor global de impressão 3D atinja US$ 14 bilhões em receita até o final deste ano.

Os Benefícios da impressão 3D de metal

As impressoras 3D de metal, passa pelo processo de manufatura aditiva utilizando pó metálico em boa parte dos métodos de impressão 3D de metal.

Pode ser chamado de fusão em leito de pó metálico ou fusão a laser.

A impressão 3D de metal fornece soluções otimizadas e podem ser aplicadas em diversos setores, tanto industrial quando na saúde.

A impressão 3D de metais elimina muitas das restrições vistas nos métodos de fabricação tradicionais como a frisagem, fundição ou ajustagem.

Isto abre novas possibilidades para geometrias complexas e customizações em massa de peças, a um custo comercialmente viável, que antes era impossível.

A manufatura aditiva pode ser aplicada na fabricação de dispositivos médicos personalizados em implantes e guias craniomaxilofaciais.

Produtos para ortopedia e implantodontia são outras áreas nas quais a manufatura aditiva está sendo utilizada dentre muitas possíveis.

O sistema de fusão laser é um processo pioneiro de manufatura aditiva capaz de produzir peças totalmente densas em metal diretamente de arquivos CAD 3D usando um laser de fibra de alta potência.

As peças são construídas a partir de pós metálicos finos fundidos em uma atmosfera controlada, camada por camada, em espessuras que variam entre 20 e 100 micrômetros.

Podemos observar o quanto a impressão 3D de metal vem possibilitando novas conquistas e inovações para a indústria dentro do conceito de Manufatura Digital Direta – DDM e também para a saúde.

Veja Também:

A Impressão 3D de metal está revolucionando os processos industriais

Os impactos da impressão 3D dentro da manufatura 4.0

5 Benefícios em adotar a indústria 4.0 em curto prazo

×