Realidade Aumentada : Os Benefícios dentro da indústria

Grandes inovações estão tomando conta das indústrias, e o principal benefício disso é a facilidade com que os trabalhadores terão para executar suas tarefas, o que deixará uma fábrica mais eficiente.

A inovação da indústria 4.0

Os problemas mais comuns dentro da indústria, está relacionado diretamente com a baixa eficiência nos processos de produção.

Essa falta de otimização de recursos humanos e materiais acaba prejudicando o potencial que uma fábrica poderia alcançar.

Cada vez mais comum no contexto da Indústria 4.0, o uso de tecnologias avançadas no chão de fábrica tem permitido otimizar esses recursos e evitar riscos no ambiente de trabalho, garantindo às empresas maior produtividade e, consequentemente, maior lucratividade.

O que é realidade aumentada?

Através da projeção de cenários virtuais sobre o mundo físico, a utilização da Realidade Aumentada permite uma integração em tempo real com informações e dados obtidos através da integração de dados provenientes de sistemas industriais, GPS, câmeras de vídeo e internet.

Integrados a dispositivos móveis, esses equipamentos formam imagens que representam uma interação direta entre o usuário e os objetos em seu ambiente de trabalho.

No caso do setor industrial, permite o acompanhamento virtual de dados de processo, incluindo a operação de máquinas por parte de operadores, o acompanhamento da produção em tempo real por parte dos gestores e a orientação de procedimentos de manutenção e segurança no ambiente de produção para especialistas remotos, que atuem diretamente na manipulação dos equipamentos.

Para a indústria, isso significa um grande avanço, principalmente na redução de riscos para trabalhadores, aumento da capacidade nas linhas de produção e otimização de recursos na capacitação e manutenção dos processos industriais.

Aplicações da realidade aumentada dentro da indústria

As principais aplicações da realidade dentro da indústria são: A segurança do trabalho, treinamento e capacitações, manutenção industrial e automação de processos na linha de produção.

A realidade aumentada permite corrigir problemas operacionais com o acionamento imediato de profissionais envolvidos nos processos, independentemente da sua localização, para que possam realizar ou orientar os ajustes necessários.

É necessário que as indústrias apliquem de forma eficaz as tecnologias que estão se tornando cada vez mais acessível com os adventos da indústria 4.0.

Veja também:

 O Brasil precisa de pessoas capacitadas para a indústria 4.0

Impressão 3D auxilia Audi na expansão de ferramentas para produção

×