Casas de aço, o seu futuro está próximo graças a inovação industrial

Casas sendo construída dentro de fabricas agora está se tornando possível, apesar da ideia parecer inviável, está iniciativa está se tornando possível graças ao grupo CMC Módulos Construtivos, do grupo Lafete, que está realizando esse projeto junto a empresa brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII)

A técnica utiliza peças no sistema Light Steel Frame (estrutura de aço leve) que possibilita a montagem de residências ou estabelecimentos comerciais de médio e alto padrão. Automatizada em módulos 2 e 3D, a tecnologia gera painéis, banheiros e cozinhas que já vão prontos e acabados para a equipe de construtores.

Cada peça é produzida de acordo com as medidas definidas previamente no projeto arquitetônico de cada cliente e as estruturas são mais leves do que as convencionais e não perde em segurança, oferecendo ainda desempenho termo acústico (isolamento de temperaturas e ruídos), evitando problemas com mofo ou proliferação de fungos pela umidade.

O futuro das casas de aço

Imóveis como estes já são utilizados em países como Japão e Canadá, por exemplo, e trazem como principais benefícios a velocidade de execução da obra, redução de desperdício de materiais e precisão dimensional, além de ser sustentável, pois utiliza aço galvanizado 100% reciclável.

“A empresa sempre está em busca de inovação para acompanhar o que tem sido discutido e desenvolvido ao redor do mundo. Além disso, firmou parcerias com instituições sólidas como a Universidade de Alberta, USP e a EMBRAPII, sempre focada em desenvolver soluções de qualidade”, disse o diretor de operações do Grupo Lafaete, Edison Tateishi.

O Potencial da inovação industrial

A Indústria 4.0 é o resultado do uso de diversas tecnologias digitais no chão de fábrica e na gestão dos negócios, que tornarão a forma como se produz hoje obsoleta. Entre as tecnologias que vão nortear a quarta revolução industrial estão a inteligência artificial, internet das coisas e nanotecnologia.

Veja também:

Os Benefícios da Realidade Aumentada dentro da indústria

indústria de Biocombustível recebe investimento da Boeing

×