Realidade Virtual e Realidade Aumentada: entenda as principais diferenças 

A interação Humano-Computador (IHC) , tanto como área de conhecimento, quanto aplicada na prática já é uma realidade em diversos setores da sociedade, principalmente na era da indústria 4.0.

Presente no avanço tecnológico da indústria médica, em games, aplicativos e impressoras 3D e 4D, é notável que essa interação representa uma nova forma de mediação entre a interação humano-máquina.

Softwares de criação gráfica e dispositivos móveis são utilizados para criar dimensões que possibilitam uma imersão multissensorial em ambientes digitais que simulam e complementam a experiência no mundo off line.

Entenda a diferença entre realidade virtual e aumentada e como elas impactam diretamente no desenvolvimento tecnológico atual.

O que é realidade virtual?

 

A Tecnologia VR  (Virtual Reality) ou Realidade Virtual é uma simulação gráfica criada através de softwares que possibilitam visualizar cenários em 3D. Para isso, o usuário utiliza um device em formato de óculos que possibilita, por exemplo, visitar exposições e museus, interagir com projetos de obras arquitetônicas e até mesmo simular procedimentos cirúrgicos.

Além da experiência visual, é possível explorar outros sentidos, recriando efeitos sonoros e táteis que, em conjunto, colaboram para uma vivência mais realista. Essa tecnologia tem se popularizado graças ao mercado de games, onde os players podem interagir com a interface criada de forma multisensorial.

A realidade virtual também tem ganhado espaço na publicidade, criando novas experiências entre consumidores e marcas e na medicina, criando simulações de procedimentos cirúrgicos e modelos em 3D de órgãos e sistemas do corpo humano

Na indústria, a aplicação da RV pode auxiliar em treinamentos de segurança, operação e manutenção realizada por funcionários, reduzindo custos e riscos de acidentes.

 

 O que é realidade aumentada? 

Tratando-se de avanços tecnológicos que buscam tornar a experiência on line e off line cada vez mais próximas, a realidade aumentada adiciona elementos gráficos computadorizados a cenários reais. Através desse tipo de simulação, é possível criar em terceira dimensão, protótipos de equipamentos, máquinas e produtos para apresentações simulações na rotina de empresas de diversos setores.

A realidade aumentada possibilita avanços na área da saúde, uma vez que ajuda a recriar partes do corpo humano e dimensionar e localizar com precisão onde será realizada uma incisão, por exemplo. A educação também se beneficia da realidade aumentada, com a ampliação do mundo real através de informações complementares sobre obras artísticas, sistemas biológicos e localização geográfica.

Além da função educativa, a geolocalização é explorada também para construção de games de sucesso como Pokémon Go. No turismo, é possível tornar a experiência ainda mais interativa com informações sobre monumentos, locais de visitação e exposições artísticas. Já na arquitetura, a realidade aumentada permite visualizar plantas e acompanhar o processo de construção e visualizar o resultado final de obras e reformas.resultado de obras e reformas.

Diferenças entre realidade virtual e realidade aumentada 

 Acompanhando até aqui, é possível observar que a principal diferença está na projeção da realidade apresentada por essas tecnologias. Apesar de ambas serem construídas através de elementos gráficos digitais, a realidade virtual é utilizada para criar cenários completos, a realidade aumentada permite criar elementos que interagem diretamente com o mundo real.

Desta forma, os modelos que utilizam realidade aumentada possibilita criar o contraste entre os universos online e off line e pode ser utilizada para ajudar a melhorar a experiência do usuário. Já a realidade virtual é bastante útil provoca uma imersão mais profunda com estímulos e respostas no ambiente virtual.

Fato é que o avanço criado pela interação desses dois universos, tem possibilitado o desenvolvimento de técnicas, produtos e sistemas fundamentais que estarão cada vez mais presentes na nossa rotina. Quer saber como? Leia mais sobre o potencial da realidade virtual.

Veja também:

A revolução da indústria com a precisão de movimentos robóticos
×