A Impressão 3D de metal está se tornando cada vez mais cobiçada pelas grandes montadoras, mercado odontológico e diversas empresas que necessitam dessa tecnologia disruptiva e inovadora.

A Impressão 3D de metal e a revolução

Antes víamos a impressão 3D sendo mais utilizada com materiais plásticos e resinas, o que ainda está em ascensão dentro do Brasil, mas agora temos mais uma grande inovação que está tornando esse setor cada vez mais forte e potente, a impressão 3D de metal, que também é conhecida como manufatura aditiva metálica.

Empresas que estão estabelecidas no setor e novas startups estão utilizando cada vez mais a impressão 3D no seu dia a dia, para criação de objetos para venda direta dentro do mercado e para prototipagens.

A expectativa é que a receita anual do setor global de impressão 3D atinja US$ 14 bilhões em receita até o final deste ano, segundo o Statista.

Manufatura aditiva metálica

Ferramentas como essa estão auxiliando que iniciativas pontuais se tornem massivas – esse é o caso da parceria entre a relojoaria Utinam Besançon e a Stainless, uma empresa de impressora 3D. Juntas, as empresas criaram um relógio com a caixa – parte do relógio onde ficam os ponteiros – impressa com esta tecnologia. O relógio ainda não é feito completamente em impressora 3D porque a tecnologia não avançou ao ponto de criar partes mais complexas, mas a expectativa é de produzi-los em larga escala e vendê-los nas unidades da Utinam Besançon em Paris.

Impressora 3D de metal e a academia

Apesar dessas soluções de manufaturas aditivas já estarem sendo desenvolvidas no mercado, a impressão 3D de metal, continua sendo estudada em grandes universidades

A Desktop Metal é uma startup criada por dois alunos e quatro professores do MIT para avançar os parâmetros dessa tecnologia.

O MIT anunciou que a startup irá começar a vender as versões iniciais de sua nova máquina de produção – uma impressora 3D que pode produzir mais de 100 mil partes de metais com um custo e rapidez que compete diretamente com os métodos tradicionais. Segundo o site de notícias da universidade, o primeiro produto da startup, o Studio System, melhorou a segurança, rapidez e o preço de protótipos de impressoras 3D.

A impressão 3D de metal em breve será mais utilizada dentro das indústrias e poderemos vê-la em ação dentro de grandes montadoras automotivas e aeroespaciais, como também em startups e empresas consolidadas no mercado em diversos segmentos.

Veja também:

Impressora 3D Industrial apoiando a Manufatura Digital Direta

Conheça os benefícios da impressão 3D de metal

Impressão 3D de moldes para injeção plástica 

×