Dica CATIA V5 – Ferramenta Rectangular Pattern

Na dica de CATIA V5 desta semana estaremos mencionando uma ferramenta que traz uma enorme facilidade no momento de replicar algumas features como: Furos, Pads, Pockts, Stiffener, Groove…, ao invés de criar diversas features uma por uma, você pode replica-los apartir de um modelo. Estamos falando da ferramenta rectangular pattern.

 

Vamos analisar o passo a passo da figura acima para entender como funciona essa excelente ferramenta. Nesse modelo temos um sólido com um furo em sua superficie, a partir desse furo iremos replicar outros.

1. Click no ícone localizado  na toolbar transformation features.

Abrirá a seguinte janela:

 

2. Em object to pattern você escolhe o objeto a ser replicado, no caso o “Hole.1”, a opção Keep

   

 

3. Em reference direction você pode escolher a direção na qual você quer replicar a feature. As direções podem ser escolhidas clicando em uma aresta ou você pode clicar com o botão direito do mouse na caixa de seleção onde irá aparecer algumas opções, no exemplo vamos usar a opção Y Axis. Você também pode inverter o sentido da cópia clicando em “Reverse”.

   

 

4. Em first direction iremos definir alguns parâmetros, instance(s) e dimensões da primeira direção da cópia.

Clicando na caixa de seleção “Parameters” você vai ter opções de parâmetros.

 

 Para esse exemplo vamos usar “Instace(s) e spacing”.

A instancia representa a quantidade de cópias que você quer gerar (Lembrando que o CATIA V5 já conta uma instancia a partir do modelo). Spacing é a distância que você vai determinar entre as cópias. Clicando em você pode pré-visualizar a cópia.

 

 

5. Você ainda pode escolher uma segunda direção de cópias, click em , irá aparecer uma janela igual a anterior, defina os valores nas caixas de seleção.

 

 

Após definir as caixas de seleção da segunda direção click em

Pronto, seu rectangular pattern foi criado com sucesso!

 

Dica CATIA V5 – Ferramenta Rectangular Pattern

Há outra ferramenta que faz esse processo em sólidos cilíndricos, mas essa é uma ferramenta que veremos nas próximas dicas de CATIAV5. Se gostou da dica continue acompanhando nosso site.

 

Veja também:

Se quiser saber mais, conheça nossos treinamentos de CATIA V5

E também fique atento a disponibilidade de nossa agenda de treinamentos e eventos

 

×