Tutorial de CATIA V5 – Data de Criação

A ferramenta Criar data permite que você crie geometria sem “histórico”. O elemento criado não tem relações “Parents and Children” não está conectado com nada e não pode ser editado de forma alguma.

Tutorial de CATIA V5 – Inicio do processo

Dependendo da escolha do engenheiro, a geometria sem histórico pode ser criada de diferentes maneiras:

A geometria pode ser criada com um histórico e, em seguida, usando um comando Isolar, todos os links para “Parents and Children” podem ser isolados.

Esse comando pode ser encontrado clicando com o botão direito no elemento desejado assim que o menu de contexto é aberto. Na imagem abaixo é mostrado o Preenchimento. 1 que tem uma história (Parent-Sketch.1).

Clique com o botão direito em Fill.1 e depois clique em Isolar todos os links desaparecerão.

Se a geometria já foi criada, ela pode ser copiada usando a função Copiar / Colar especial (como resultado). A geometria resultante então não tem histórico, assim como com o comando Isolar.

Isso pode ser usado em uma única peça ou dentro de uma montagem entre componentes individuais (copiando a geometria de um componente para outro)

Tutorial de CATIA V5

Podemos notar que a geometria isolada apareceu na segunda parte da montagem (Surface.2).

Usando a ferramenta Criar geometria de data que você criar ficará sem histórico.

Isso pode ser feito dentro de uma peça ou conjunto interno. Um exemplo da criação de um eixo em três furos (a função Axis dentro do GSD). 1 coincidência com o Hole1, que também é o pai do eixo.

O recurso Criar Data foi incluído quando os dois segundos eixos foram criados. Ele será criado sem links se você incluir este recurso antes de criar a geometria (visível pelos ícones create_datum_ikona na árvore – Line.3 e Line.4).

Tutorial de CATIA V5

Se você usar a seleção múltipla, com um clique duplo é possível ativar a data de criação para cada geometria de recurso criada. Isso deve ser cauteloso e desligar a função ao criar a geometria para a qual queremos manter os links.

Dicas de Cadcam Group

Veja também:

A impressão 3D como ferramenta de avanço nas indústrias

×