Digital Mockup

Como otimizar a validação do seu produto

O acrônimo DMU, do inglês Digital Mockup ou Digital Mock-up pode ser entendido ou traduzido como protótipo digital, e este é um elemento presente dentro dos softwares da Dassault Systèmes. 

Trata-se da existência de um modelo CAD (COMPUTER AIDED DESIGN) tridimensional, representativo de um protótipo físico de uma peça ou conjunto. Em outras palavras, é uma versão digital daquela peça ou conjunto que se deseja fabricar.

Em tempos recentes tem-se usado também o termo DIGITAL TWIN ou GÊMEO DIGITAL para denotar o mesmo conceito.

Dessa maneira o usuário tem em mãos um modelo que representa um objeto, e uma vez em posse deste modelo digital, temos uma série de vantagens tais como:

    • Visualização do modelo em três dimensões;
    • Melhor percepção dos aspectos geométricos, estéticos e ergonômicos;
    • Possibilidade de criação de ensaios de simulações estruturais, observando o comportamento das peças e dos conjuntos quando estes são colocada(os) em simulações de campo, mesmo no contexto de outros modelos.

Dessa maneira conseguimos economizar muitos recursos na medida em que só iremos construir o modelo físico, quando este modelo virtual, em uma etapa anterior, tiver sido validado quanto ao seu conceito, formato, desempenho e características gerais.

Na foto abaixo um modelo digital de uma aeronave, dentro da plataforma 3DEXPERIENCE.

Dassault Systèmes e Boeing ampliam a parceria

Digital Mockup durante o processo de Design e Review

Quando trabalhamos com protótipos digitais utilizando o conceito de Digital Mockup ou simplesmente DMU, temos uma vantagem  que é muito bem vinda especialmente em um processo que é crítico dentro do ciclo de desenvolvimento de um produto. 

O processo ao qual nos referimos é o DESIGN REVIEW, e a vantagem acima mencionada é a capacidade de manipular o GÊMEO DIGITAL (DIGITAL TWIN) e assim termos a possibilidade de tirar medidas, verificar aspectos de montagem, perceber inclusive se há algo errado, como algum Part Number em posição incorreta ou não relacionado na cascata do produto, ou ainda algo presente no modelo tridimensional que não esteja na posição ou configuração corretas.

Vale destacar que quando temos a oportunidade de manipular os modelos 3D, conseguimos obter informações a respeito destes protótipos, que seriam muito mais trabalhosas para conseguir, caso tivéssemos à nossa disposição, apenas os modelos físicos. Por exemplo, ao manipular o modelo DMU de uma peça ou produto, conseguimos obter diversas informações como a massa do modelo, centro de gravidade, área entre outros, tudo isso com poucos cliques.

Digital Mockup DMU CATIA

Confira a seleção de treinamentos de Digital mockup - DMU disponíveis na LWT

Veja também

×