A revolução da indústria com a manufatura aditiva em metal

Muitas empresas surgiram ou se adaptaram para transformar a impressão 3D de metal em uma escolha mais acessível e econômica, gerando assim uma crescente e positiva demanda, com sistemas que trazem a agilidade necessária aos ambientes de produção, além da expertise em design e o fim da sobrecarga de manutenção.

A presença de impressoras 3D de metal na indústria é benéfica por inúmeros fatores. Imagine um cenário em que não há restrições em seus projetos por limitações geométricas de moldagem e fundição e, ao mesmo tempo, há a possibilidade de criação de peças únicas e mais fortes, que podem ser reprojetadas e dimensionadas para impressões em grande volume, sem custos de reequipamento.

O processo de uma manufatura aditiva em metal

Esse tipo de impressora usa o pó de metal como matéria-prima. Similar à sinterização a laser, aqui, um laser de alta potência liga seletivamente as partículas no que chamamos de leito de pó metálico enquanto a máquina distribui camadas uniformes de pó.

As estruturas de suporte são geradas no mesmo material, sendo posteriormente removidas manualmente.

Por fim, depois de concluída, a peça passa por um tratamento térmico para chegar ao seu resultado final.

As vantagens desse tipo de manufatura aditiva

A capacidade de fabricação presente nessa tecnologia é o ponto alto na decisão por sua escolha. Além dos baixos custos na produção em grande escala, a impressão 3D em metal nos permite desenvolver projetos com profunda complexidade, com a presença de formas, curvas e/ou cavidades específicas que, usando outros métodos, julgaríamos impossíveis.

Temos como resultado peças densas, com excelentes propriedades físicas e topologicamente otimizadas para maximizar seus desempenhos enquanto minimizam seus pesos e o número total de componentes para as montagens. Substituindo assim elementos antes limitados por restrições de manufaturas tradicionais.

O momento ideal para a produção com impressão 3D de metal

Aos que ainda se questionam, o fato é que nunca houve momento melhor que esse para produzir peças de metal dessa forma, principalmente com a variedade de materiais e sistemas de impressão 3D de metal disponíveis no mercado.

No passado, uma tecnologia como essa era sinônimo de chão de fábrica, laboratório de pesquisa e universidades muito bem equipadas. Hoje, as impressoras foram reduzidas a tamanhos compatíveis a diversos espaços, oferecendo até mesmo às pequenas empresas a chance de aprimorar seus projetos.

Futuramente, com o incessante desenvolvimento de softwares e materiais, presenciaremos o amadurecimento dessa manufatura aditiva, que consequentemente desbloqueará novos métodos para a criação de produtos, com nível máximo de confiabilidade no mercado.

Veja também

Impressora 3D Industrial apoiando a Manufatura Digital Direta

Impressão 3D de peças para uso final

×