Você conhecia o potencial da solução delmia para solucionar os problema dentro da indústria nos tempos atuais?

Vivemos em um mundo onde cada vez a tecnologia se torna aliada da humanidade buscando proporcionar a sociedade soluções que podem auxiliar em tarefas simples do dia-a-dia, como exemplo podemos citar um produto que possuem um certo nível de automação, o robô aspirador, chegamos em uma etapa do desenvolvimento tecnológico onde o usuário final pode ter em sua residência um robô programado para eliminar detritos residenciais.

Esse mesmo conceito está inserido no processo de industrialização mundial, hoje as empresas buscam cada vez mais soluções tecnológicas que possam otimizar o processo já existente nas industriais. Empresas de pequeno e médio porte são alguns dos principais focos de soluções em constate crescimento, a quarta revolução industrial já começou.

Complexos processos industriais que demandam uma carga robusta de tecnologia para ser aplicado em seus processos e ainda a condição primaria de se gerenciar os dados para que eles possam se tornar informações valiosas para o setor industrial mundial. Esse conceito está no centro dessa revolução que visa transformar o dado digital em informação bruto para ser utilizada da maneira correta.

Na era da informação digital que estamos presenciando, podemos observar uma necessidade crescente em cada vez tornar o dado computacional, fator não processados, em informação, que é o que nos dá sentido ao que foi analisado. a capacidade de se automatizar tarefas e alcançar ganhos está na quantidade de dados que sua empresa consegue gerenciar e analisar a fim de mitigar problemas para otimização de processos. A indústria nos mostra que a tecnologia da informação está cada vez mais presente em setores que até então operam de maneira manual e sem integração e agora mais do que nunca as consequências e dificuldades dessas operações começar a ser expostas em números.

Estudos de Universidades de Tecnologia Estado Unidense, apontam um aumento crescente nos números de rentabilidade diretamente ligados ao investimento em tecnologia e soluções que a empresa disponha para realizar suas atividades, isso nos mostra a “receita” para o sucesso, as companhias precisam modernizar suas soluções para que possam alcançar mercados e chegar na frente de seus concorrentes.

Neste artigo apresentaremos em números alguns casos de sucessos de soluções voltadas para um setor especifico do processo industrial, o Planejamento e Controle da Produção, conhecido como PCP, uma divisão logística que tem como objetivo principal o gerenciamento de restrições produtivas, balanceamento da capacidade produtiva, entrega ao cliente e muito mais.

Começando por uma gigante farmacêutica da Europa e que possui unidade em Suzano/SP, sabe-se que o processo farmacêutico conta com uma serie de restrições e variações de produtos variando em cremes, pomadas, sólidos, líquidos e injetáveis,  podemos imaginar o desafio do programador da produção para conseguir alinhar todos esses dados e então criar um sequenciamento de ordens para atender aos pedidos. Desde de 2011 a empresa passou a utilizar uma solução em APS (Advanced Planning & Scheduling) que fez seu processo se tornar automatizado e assertivo, essa solução foi o DELMIA Ortems, um software APS que visa a otimização do processo de sequenciamento de ordens, gerenciamento de carga máquina, gerenciamento de estoque, tempo produtivo, etc. Estamos falando de dados produtivos que ao serem inseridos nessa solução a mesma retorna com respostas e simulações para tomada de decisão com maior assertividade. Após a implementação do DELMIA Ortems dentro da Sanofi, a matriz francesa declarou os números do projeto APS, segue os números abaixo:

Podemos observar que a implementação da solução DELMIA Ortems foi fundamental para o desenvolvimento da empresa nos anos seguintes, e os números mostram como o sistema contribui para a evolução do processo dessa empresa, a automatização do processo que permitiu uma agilidade maior nos tempos para reprogramação e entrega ao cliente, além da economia na redução dos estoques de itens primários, semiacabados e finalizados.

Outra empresa que teve seu caso de sucesso divulgado foi a Ulysse Nardin uma conhecida marca de relógios de luxo com sede na Suíça, o objetivo da companhia era otimizar a forma como gerencia o fluxo de sua produção de seus relógios, componentes, principalmente os ébauches, engrenagens e órgãos reguladores, passando da produção unitária para milhares de itens.

A solução foi a implementação da solução DELMIA Ortems, mais especificamente DELMIA Production Planning & Scheduling Solution, a solução voltada para sequenciamento de ordens que permite ao planejador gerenciar de maneira simplificada uma grande quantidade de itens produtivos dentro da cadeia produtiva. Vamos analisar quais foram os ganhos ao se utilizar essa solução:

delmia cam

Para a empresa os resultados foram além do esperado, ganhos financeiros desenvolvidos graças ao agendamento mais fácil e rápido para implementar na produção, o que significa que a equipe pode se concentrar no valor agregado de tarefas (redução do tempo de agendamento em 25%, redução do processo estoque, produção just-in-time, tempos de execução reduzidos)

O processo apresentado para o time de implementação foi, com certeza um desafio, dado os números de itens a serem gerenciados, porem para o Ortems quanto mais restrições e itens forem inseridos, melhor será a capacidade do algoritmo em calcular as melhores rotas e informações mais precisas.

O processo produtivo da manufatura de um relógio de luxo conta com uma série de processos distintos entre confecção dos itens, design, processo de manufatura e processo de montagem, dentro do APS podemos gerenciar e escolher as melhoras decisões para atender o sequenciamento de ordens e carga máquina, os dados são utilizados para cálculos e resultados precisos. Dentro da Brand de Soluções DELMIA voltadas a manufatura, podemos encontrar uma série de outras soluções para Manufatura Digital, soluções como Planejador de Processos Produtivos, que permite uma sincronização da lista de materiais diretamente com o ERP empresarial, além de soluções para digitalização da linha produtiva, o gêmeo digital se mostra um poderoso aliado dentro da gestão dos processos de manufatura.

O espaço físico das empresas geralmente limitado sendo necessário uma forte otimização desse espaço, para esse processo o Plant Lay-Out and Design do DELMIA poderá te fornecer um gêmeo digital completo e realista da linha produtiva, as vantagens em ter esse tipo de informação são desde economia com gastos para modificações do Lay Out até a otimização do processo pela correta escolha da posição de maquinas e bancas de trabalho e também da sequência de operações relacionadas em um mesmo ambiente.

O Portifólio de Soluções DELMIA entrega uma solução totalmente automatizada e digital para o processo de Engenharia de Manufatura de industriais, cobrindo todas as etapas das disciplinas da Engenharias envolvidas no processo produtivo.

delmia cam

Sobre o DELMIA :

O DELMIA, uma parte importante da plataforma Dassault Systèmes 3DEXPERIENCE®, é a conexão entre os mundos virtual e real quando falamos de ambientes de manufatura ou o que popularmente chamamos de fábrica virtual.

×