Conhecemos hoje no mercado um número quase ilimitado de softwares para criação e
desenvolvimento de modelos 3D, seja com peças, com montagens ou até mesmo com submontagens. Mas , no que diz respeito à softwares para documentação técnica de produtos e processos, a oferta de soluções não é tão vasta assim.
Imagine o leitor deste artigo, que ainda em 2021 há empresas que se utilizam de fotografias de produtos (manuais) e consequentemente montagens feitas com estas fotografias para
documentar e ensinar processos internamente, como procedimentos, rotinas de trabalho e etc, dentro destas empresas.
A Dassault Systèmes tem uma importante contribuição a oferecer neste mercado, estamos
falando da solução CATIA COMPOSER. Embora carregue em sua nomenclatura o nome do famoso e consagrado software francês : CATIA, o CATIA Composer é um software à parte, que roda sozinho, não devendo ser encarado como um módulo ou extensão do CATIA V5. Nós chamamos este tipo de instalação como STAND ALONE APPLICATION.
O CATIA COMPOSER (conhecido também como CATIA documentação) é um sistema completo para documentação de produto. Permite ao usuário criar uma rica documentação dos produtos e processos existentes em uma empresa e o mais interessante, isto pode ser feito de maneira colaborativa, em paralelo com as engenharias de desenvolvimento, ou seja, o produto ou processo não precisa necessariamente estar todo desenvolvido por completo, para que o departamento de marketing já possa começar a criar uma campanha para o mesmo, isto se torna possível devido a possibilidade de Update de arquivos que é permitida dentro do software. Desse modo a documentação pode ser criada, e quando os componentes finais estiverem liberados, podemos substitui-los dentro do COMPOSER.
A solução foi desenvolvida em uma arquitetura baseada em XML, que é bastante leve. É fácil de usar e de aprender e permite a usuários com perfil NÃO-TÉCNICO, a criar entidades como
ilustrações técnicas em 2D e 3D, criar documentação de produto, criar experiências interativas e muito mais.

Focado na reutilização de modelos 3d (dados dos produtos) o CATIA COMPOSER é aplicável a
vários departamentos das empresas como por exemplo: manufatura, serviços, suporte,
treinamentos, vendas e marketing.


Ao reutilizar a definição do produto digital, aumentamos o valor da informação dentro da
organização, ao passo que garantimos entregáveis precisos e sempre atualizados. Um exemplo interessante das inúmeras aplicações que podemos ter para o CATIA COMPOSER está no caso das concessionárias. Imaginemos um RECALL, ora é claro que empresa nenhuma no mundo gostaria de cair nesta situação mas, uma vez que isto acontece até mesmo com uma certa frequência, a empresa fabricante então faz a chamada para os donos dos veículos visitarem as concessionárias a fim de substituir uma peça ou alguns componentes por peças novas sem defeito. Uma vez neste cenário, a concessionária precisa rapidamente preparar uma certa infraestrutura para receber os clientes, proceder a troca dos componentes com defeitos e assim poder liberar os clientes. Para tal, muitas vezes a concessionária precisará contratar e preparar uma equipe de profissionais para realizar a manutenção, e é aí que entra a solução CATIA COMPOSER, pois com sua utilização dentro da concessionária de serviços, torna-se muito fácil criarmos a documentação técnica com as instruções de trabalho e até mesmo os roteiros de processos de manutenção para efetuar a troca dos componentes. Dessa maneira o treinamento do pessoal contratado para realizar tal tarefa se torna extremamente rápido preciso e objetivo, e então teremos uma equipe altamente treinada e capacitada para efetuar os reparos.

Destacamos que, quando utilizamos o CATIA COMPOSER, estamos aproveitando ao máximo os arquivos 3D disponíveis, pois estamos criando documentação técnica baseada nestes arquivos 3D, e uma vez que os arquivos 3D estejam no centro do processo, eliminamos a tão problemática multiplicação de arquivos, problema presente em muitas empresas hoje em dia. Com CATIA COMPOSER estamos utilizando a chamada FONTE ÚNCA DA VERDADE, pois sempre iremos recorrer aos modelos 3D como referência, e não apontaremos para dezenas de planilhas com integridade de informação questionáveis.

Dentro do Software, utilizamos modelos 3d já existentes usando o CATIA COMPOSER para capturar vistas, adicionar anotações e trocar seu estilo de renderização por exemplo: Criar ilustrações técnicas, imagens em alta resolução e animações. 

Podemos compartilhar o conteúdo após a criação. 

Como pré-requisito os usuários precisam apenas estar familiarizados com o sistema operacional Microsoft Windows, e não precisam portanto, de uma vasta formação em áreas de tecnologia.

Ao adquirir a solução CATIA COMPOSER, temos as seguintes opções:

Aquisição do direito de uso do software (Compra perpétua);

Aluguel (Por período);

A licença de seu CATIA COMPOSER pode ser gerada para uma máquina específica (NODELOCK /onde ficará instalada a aplicação);

Ou poderá ser instalada em uma máquina servidora e assim ficar disponível para os usuários da empresa utilizarem (SHAREABLE).

O Trigrama utilizado pela solução é o CPS e sua extensão de arquivo nativo é o SMG. A solução permite também a criação de listas de peças (BOMs) com Balões inteligentes.

Venha conhecer o CATIA COMPOSER e se encantar com as possibilidades de melhorias de
processos e documentação técnica que você pode incorporar no sua empresa hoje mesmo.
Conte com a LWT Sistemas para esta consultoria

Observação: As ferramentas  e técnicas utilizadas no CATIA Composer estão disponíveis para o SOLIDWORKS Composer também.

×