Com o passar dos anos e com o avanço das tecnologias, temos um aumento na complexidade dos sistemas em diversas áreas da indústria. Em especial, é cada vez mais importante e vital que o departamento de engenharia, dentro das empresas, possa se reinventar, se renovar e trazer soluções com assertividade, praticidade, confiabilidade e inovação. 

Para entendermos bem a relação entre a engenharia e suas ferramentas, consideraremos primeiro uma analogia simples.

Como todo trabalhador hábil, não podemos dispensar o uso de excelentes ferramentas para executarmos nosso trabalho. Por exemplo, considere um artesão, para fazer seu trabalho com maestria, utilizará não somente as habilidades que possui mas, em adição a elas, irá se utilizar de um bom formão, bem afiado e robusto, de um martelo e demais itens que facilitarão e muito a execução do trabalho e permitirão que a arte do artesão se sobressaia. 

 

catia na engenharia

De maneira similar temos muitas ferramentas digitais hoje à disposição dos profissionais da área de engenharia e de projetos, e estas trazem consigo um valor agregado muito interessante, no ponto de vista que permite aos profissionais que as utilizam, realizar trabalhos ricos em detalhes, precisão e novamente, a tão desejada confiabilidade. 

Neste cenário tão atual, destaca-se a solução CATIA (Computer Aided Three-Dimensional Interactive Application), nas suas variadas versões (V4/V5/V6/3DEXPERIENCE).

Desenvolvida pela gigante francesa Dassault Systèmes, a solução CATIA é hoje líder de mercado em diversos segmentos onde atua, e traz em seu portfolio uma gama absolutamente rica e completa de ferramentas, que se organizam dentro dos WORKBENCHES (módulos) e se classificam dentro de um número abrangente de disciplinas. 

Como solução completa o CATIA atende a indústria em suas necessidades nos campos de projeto mecânico, modelagem avançada de superfícies, ergonomia, modelamento de manequins, equipamentos e sistemas como tubulações e sistemas elétricos, simulação pelo método de elementos finitos para cálculos estruturais, simulação de usinagem em máquinas com múltiplos eixos de trabalho simultâneo, e esta lista ainda poderia ser acrescida de mais e mais funcionalidades.

Isto acontece porque o CATIA sempre foi desenvolvido para atender às demandas de trabalho das organizações que o utilizam. Através de um feedback muito confiável a desenvolvedora trabalha em cima de melhoria continua do sistema CATIA. Tanto que este software recebe uma grande atualização todos os anos, a qual chamamos de Release.

Este ciclo de desenvolvimento constante é uma metodologia de sucesso reconhecida e consagrada no ramo de estudos das disciplinas de engenharia de software. 

Nas atualizações são corrigidos pequenos bugs que possam existir, são acrescidas novas ferramentas e funcionalidades, e são incorporadas novas tecnologias (sempre que a Dassault adquire novas soluções no mercado e as integra ao seu software).

Para atender às demandas da indústria atual e da indústria 4.0, precisamos de uma ferramenta robusta e confiável, e é exatamente isto o que encontramos na solução CATIA, da Dassault Systèmes. 

 

CATIA – Dassault Systèmes

Quer conhecer mais sobre esta poderosa ferramenta? Converse com a equipe técnica da LWT Sistemas, teremos o maior prazer em apresentar as soluções disponíveis hoje no mercado e poder participar do seu sucesso profissional de sua empresa. 

×